'Grosseiro e arrogante', João Lima está fora do Masterchef

Momentos destemperados levaram os internautas à loucura na eliminação do chef pernambucano nessa terça-feira (15)

por Giorgia Wolf qua, 16/11/2016 - 12:07
Divulgação/Band O chef João Lima deixou o programa MasterChef defendendo as suas criações gastronômicas Divulgação/Band

O clima foi de tensão no último Teste de Habilidade em grupo do Masterchef Profissionais nesta terça-feira (15). Divididos em dois times, os participantes do time azul não concordaram com as colocações feitas desde o início pela apresentadora e jornalista Ana Paula Padrão. A prova foi dividida em cinco etapas, em que os grupos tiveram que desossar um cordeiro inteiro e separar algumas partes como carne, pernil, picanha e o tranche em 20 minutos.

O professor e chef pernambucano João Lima foi eliminado após apresentar a sua proposta na prova "Fusão de Cozinhas", em que os participantes deveriam unir duas nações em uma criação gastronômica: Japão e Itália. Ele preparou um Ravioli com filé de peixe ao pesto de ervas com caldo asiático - gengibre, saquê e algas - acompanhado de nabo e tomate. "Vou defender a gastronomia de onde vim, de Pernambuco. Na prova do cordeiro vi cozinheiros com muita experiência que apresentaram um prato sem graça", disse o chef. De acordo com o chef Henrique Fogaça "Não me senti nem no Japão nem na Itália. Parece mais um prato francês dos anos 1980", finaliza. Após ser eliminado, o pernambucano disse não estar arrependido das escolhas que fez no decorrer do Masterchef, afirmando que a gastronomia brasileira precisa ser mais valorizada.

Já para a apresentadora Ana Paula, o cozinheiro foi rude nas suas ações durante o reality, "João, volta para o seu Estado com orgulho. A linha entre a arrogância e o orgulho é muito fina", destacou. Inconformado com a posição da apresentadora, o chef disse que a mesma era leiga na área da gastronomia e ouviu respostas ácidas e amargas. "Eu sou leiga, mas sou a ponta final da sua profissão. Se você não me agradar, não agrada ninguém, né?", rebateu.

O destaque da prova ficou para Marcelo. Ao preparar o antepasto de beringela com temaki de creme de leite, salmão e alho negro, o chef emocionou a jurada Paola Carosella. "Você é um dos maiores talentos que o país tem na gastronomia", afirmou.

COMENTÁRIOS dos leitores