Teatro Arraial inicia temporada de espetáculos no Recife

‘Retomada’, ‘Em Nome do pai’ e ‘Brincadeira de Casinha e Comidinha com Cidinha’ são as atrações cênicas do equipamento cultural

por Roberta Patu sex, 12/05/2017 - 17:48
Divulgação Apresentações seguem até a primeira quinzena de junho Divulgação

Até o mês de junho, o Teatro Arraial Ariano Suassuna recebe vários espetáculos. Entre as apresentações que integram a programação, estão ‘Retomada’, ‘Em Nome do pai’ e ‘Brincadeira de Casinha e Comidinha com Cidinha’. A iniciativa faz parte do projeto ‘Convocatória de Ocupação de Pautas de Equipamento Cultural para Espetáculos de Circo, Dança e Teatro’, desenvolvido pelo próprio equipamento cultural.

O espetáculo ‘Retomada’, que fica em cartaz até o dia 27 de maio, retrata a sacralidade das terras indígenas, sentida no ato ritual e na reverência de espírito aguerrido que tem seu povo pela sua terra. Representado pelo grupo Totem, a apresentação vai além e manifesta o sentimento de resistência. Sendo este um ato ritual único, onde os corpos entoam a força coletiva e invocam as vozes silenciadas nas páginas do tempo.

Iniciada no último domingo, a apresentação ‘Brincadeira de Casinha e Comidinha com Cidinha’ segue até o dia 11 de junho em cartaz no equipamento cultural. O espetáculo conta a história de Alice, uma menina que costuma brincar de tudo com o seu amiguinho. Pique esconde pega-pega e amarelinha, tudo é brincadeira para a pequena, até que um dia, uma mão malvada invade a casinha e tudo muda na vida de Alice. O espetáculo não usa palavras para contar esta história.

Programado para entrar em cena no dia 2 de junho, o espetáculo ‘Em Nome do Pai’ segue até o dia 17 do mesmo mês e reabre o debate sobre a valorização do texto, resgatando a importância do literário no teatro. No palco, pai e filho se enfrentam num embate psíquico desgastado pelo conhecimento vulgarizado de que as relações afetivas se estabelecem, logo após a morte do principal elo entre os dois: a mulher, esposa e mãe. Os sentimentos de amor, raiva, solidariedade e repulsa estão misturados sob a dor dessa perda avassaladora. 

Serviço

Espetáculo Retomada (Grupo Totem)

Teatro Arraial Ariano Suassuna (R. da Aurora, 457 - Boa Vista, Recife - PE)

R$ 20 (inteira) e 10 (meia-entrada) 

COMENTÁRIOS dos leitores