Netflix não estará em Cannes por medo de ser desrespeitada

Empresa deixará de exibir no festival documentário sobre Orson Welles

por Aquiles Marchel Argolo sex, 13/04/2018 - 16:17

Após divulgação das novas regras para competir no Festival de Cannes, a Netflix optou por não exibir seus filmes na mostra. A empresa tinha selecionado diversos filmes, incluindo um documentário sobre Orson Welles, mas a empresa retirou todos os seus filmes de Cannes por medo de retaliações após se recusar a exibir seus filmes nos cinemas franceses.

Em entrevista à Variety, Ted Sarandos, o executivo da empresa de streaming, disse que temia por seus filmes e cineastas serem desrespeitados durante o festival francês: “Nós queremos que nossos filmes em um território justo com todos os cineastas. Existe um risco de irmos até lá e nossos filmes e cineastas serem desrespeitados no festival. Eu não acho que seria bom pra gente ir lá”, opinou.

Sarandos também aproveitou para comentar as novas regras de Cannes para “manter a integridade” do festival, entre elas proibir tirar selfies no tapete vermelho:” Não é uma coincidência que Thierry também baniu selfies [no tapete vermelho] esse ano. Eu não sei quais outros avanços em mídia Thierry vai querer endereçar”. Thierry Fremau é o presidente do festival.

A partir de 2018, o Festival de Cannes adotou uma política de inclusão que proíbe filmes não exibidos em circuito comercial de participarem das competições. A Netflix poderia exibir seus filmes, mas não para concorrer à Palma de Ouro e outros prêmios do júri.

COMENTÁRIOS dos leitores