Xinxim da Baiana, em Olinda, vai fechar as portas

Proprietária do espaço cultural, que funcionava há 13 anos, decidiu encerrar as atividades pelo esvaziamento da cidade

por Paula Brasileiro seg, 23/04/2018 - 20:29
Reprodução/Facebook O espaço funcionava há 13 anos em Olinda Reprodução/Facebook

Uma das casas mais conhecidas da cidade de Olinda, o Xinxim da Baiana, vai fechar suas portas em definitivo. A decisão da proprietária do estabelecimento, Silvania Nascimento, foi anunciada através da página oficial do espaço, no Facebook, nesta segunda (23). O lugar vai ficar disponível apenas para aluguel de eventos. 

Em entrevista ao LeiaJá, Silvania revelou que o motivo maior para o fechamento do Xinxim foi a "falta de incentivo cultural na cidade" de Olinda: "A cidade está parada. É uma pena porque muita gente me diz que nós éramos um dos pouco lugares de resistência cultural que ainda existia. Mas, chega uma hora que você cansa", disse. A proprietária coloca que o esvaziamento da cidade dificulta a manutenção dos negócios e diz não estar "valendo a pena financeiramente" continuar: "Se a casa não fosse própria, acho que nem estaria mais lá". 

No ano passado, 2017, diversos bares no Sítio Histórico de Olinda foram notificados, e alguns até fechados, por conta de regulamentações para apresentações artísticas e, até, a colocação de cadeiras nas calçadas. O próprio Xinxim da Baiana chegou a ser fechado, em setembro, pelo Corpo de Bombeiros, e, depois, novamente em novembro: "Em pleno Mimo (Mostra Internacional de Música de Olinda) eles fecharam, e eles não tinham esse direito, estávamos com protocolos de funcionamento e mesmo assim, fecharam", lamenta Silvania. "Quando a gente começa a respirar, vem outra coisa e nos sufoca de novo. Tomei essa decisão porque cega uma hora que a gente tem que seguir em frente".

Para marcar o encerramento das atividades do Xinxim, a casa realiza um Afoxé Solidário no próximo sábado (28), às 21h. Um outro evento que estava agendado para maio, o Coco da Resistência, também será mantido. O Xinxim da Baiana funcionava, no Carmo, em Olinda, desde 2005. Além de shows com atrações da cultura popular, como afoxés e cocos, o lugar também foi palco para outras festas, como as temporadas de forró rabecado do Quarteto Olinda e era conhecido pelos seus quitutes, como o Acarajé. 

COMENTÁRIOS dos leitores