Curso de cozinha contemporânea amplia cultura gastronômica

Chef Daniela Salim participa de evento com estudantes de Gastronomia da UNAMA - Universidade da Amazônia, em Belém

qui, 18/10/2018 - 16:27

Embed:

A UNAMA - Universidade da Amazônia, campus Alcindo Cacela, promoveu na terça-feira (16) a aula show “Cozinha contemporânea”, ministrada pela chef Daniela Salim, no Laboratório de Demonstração do curso de Gastronomia da UNAMA. O evento foi exclusivo para pessoas quem planejam ingressar na próxima turma de pós-graduação em Práticas Gastronômicas da UNAMA.

Segundo Ivie Maneschy, coordenadora do curso de Gastronomia, a parceria com chefs de fora do Pará amplifica cultura, conhecimento e técnica. “Quando a gente traz chef de fora, não é só uma questão de status é uma questão de reconhecimento com quem já está mais tempo no mercado”, disse a coordenadora.

Segundo Ivie, a troca de experiências com outros chefs é indispensável para formar bons profissionais. “A UNAMA foi pioneira no curso de graduação em Gastronomia no Pará e agora pioneira no curso de pós-graduação também. Então a gente precisa dessa experiência que as pessoas lá de fora trazem, além da troca de cultura e de informação”, afirmou.  

Daniela Salim é formada em Gastronomia, possui dez anos de experiência, e tem influências familiares italianas e libanesas, o que a inspira na preparação dos pratos. “O prato principal tem muito a ver com minha origem. Venho de uma família libanesa, que por si só é uma cozinha itinerante. Eles vieram do Líbano para viver no Brasil. Esse prato é inspirado nessa possibilidade da cozinha que rompe barreiras e acho que isso me representa muito”, disse Daniela.

Sobre o parto principal, segundo Daniela, é o “prato do coração”, que significa muito para ela. “Filé mignon suíno com molho de berinjela e hortelã defumado. É de origem muito libanesa, é uma leitura moderna de uma cozinha milenar que é muito da origem dos meus avós”, explicou a chef.

Camila Queiroz, uma das interessadas em entrar na próxima turma de pós-graduação em Práticas Gastronômicas, falou sobre a importância de participar do evento. “É bom para a gente valorizar os nossos alimentos e o que a gente tem de regional e potencial da nossa gastronomia”, disse Camila.

Segundo Pedro Macieira, paulista que também estava na aula show, a importância de conhecer os produtos e temperos regionais é importante e por isso ele escolheu fazer o curso de pós-graduação na UNAMA. “Fazer a pós, ano que vem, é muito bom, até porque quero trabalhar fora do país. Ter essa base, ainda mais em Belém, onde a cozinha é tão forte, é muito bom”, disse Pedro.

Por Rosiane Rodrigues.

 

COMENTÁRIOS dos leitores