Artista plástico paraense abre mostra com telas inéditas

Geraldo Teixeira realiza exposição “Geografia do Espelho”, no Espaço Cultural Banco da Amazônia, inspirada nos Jardins de Giverny e na paisagem amazônica

sex, 23/11/2018 - 14:12

  O Espaço Cultural Banco da Amazônia, em Belém, recebe a exposição “Geografia do Espelho”, realizada pelo artista plástico paraense Geraldo Teixeira, inspirada nos jardins de Claude Monet (pintor francês do século XIX), em Giverny, na França, e na paisagem amazônica. “É uma exposição que traz as referências de um jardim na França, que são os Jardins de Giverny. Notei uma semelhança muito grande entre o jardim de lá e a Amazônia, por isso o nome é 'Geografia do Espelho' que, na verdade, é um espelhamento de paisagens representado por cor, luz e forma. Tudo que temos aqui, acabei vendo lá e vice-versa”, disse o artista.

De acordo com Geraldo Teixeira, a ideia da exposição surgiu a partir de uma viagem para França. “Este jardim me chamou a atenção, porque eu vi que no verão é muito parecido com a realidade brasileira, da Amazônia. Essas realidades acabaram provocando esta exposição.”

Geraldo Teixeira afirma que tem inspiração em tudo o que vê. “Eu tenho inspiração em bonitos jardins, por exemplo, e de lá vou tirar essências de cor.  A inspiração é só um start de alguma ideia, então eu transformo isto, trabalhando muito”, explicou.

O paraense foi fundador da Associação dos Artistas Plásticos do Pará, atualmente extinta, e diz que os artistas plásticos de Belém ainda não são reconhecidos. “Hoje não existe mais, mas foi uma tentativa de fortalecer o grupo, de mostrar para a sociedade que era um grupo forte, mas não deu certo”, disse o artista.

A exposição está aberta para visitação até o dia 18 de janeiro de 2019, das 9 às 17 horas, no Espaço Cultural Banco da Amazônia, localizado na avenida Presidente Vargas, bairro da Campina. Entrada Franca. Veja algumas telas na galeria abaixo.

Por Matheus Viggo.

 

COMENTÁRIOS dos leitores