Encontro gastronômico aposta no valor da diversidade

"Festival Fartura - Comidas do Brasil Belém" será na Estação das Docas, na capital paraense, nos dias 26 e 27 de janeiro

seg, 21/01/2019 - 10:00
Divulgação Festival destaca a variedade da culinária amazônica Divulgação

A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil abre o ano de 2019 em um dos destinos gastronômicos mais requisitados do país: Belém. Nos dias 26 e 27 de janeiro, a capital paraense recebe o "Festival Fartura – Comidas do Brasil Belém", na Estação das Docas, um dos pontos turísticos da cidade. O evento terá mais de 60 atrações gastronômicas e 15 apresentações culturais, entre shows e intervenções cênicas. Os visitantes poderão experimentar pratos, aprender com aulas teóricas e interativas, participar de cozinhas ao vivo e levar produtos e ingredientes para casa.

Entre os convidados estão chefs e personalidades gastronômicas de todas as regiões do Brasil. No espaço Chefs e Restaurantes, já estão confirmadas as presenças de Saulo Jennings, da Casa do Saulo (Santarém, PA); Ilca do Carmo, do Santa Chicória (Belém PA); e Marina Sciotti, do Quincho Cozinha & Coquetelaria (São Paulo, SP). Já o espaço Petiscos, Lanches e Doces tem confirmados: Dona Nena, do Filhas do Combu (Belém, PA); Tiago Silva, do Boto Sorveteria Artesanal (Santarém, PA); Felipe Gemaque, do Cuia (Belém, PA); e Caetano Sobrinho, do Caê Restaurante e Bar (Belo Horizonte, MG).

Haverá também um Espaço Infantil, com comidinhas e guloseimas que as crianças adoram, com estandes lúdicos. Nesse local, já está confirmada a presença de Ana Cristina, do Cris Doces (Santarém, PA); e Gustavo Blanco, do Soul Kitchen (São Paulo, SP).

As aulas do espaço Cozinha ao Vivo, onde os chefs preparam os pratos na hora, contando todos os segredos que dão o toque especial à receita, têm a confirmação de Ricardo Costa, do The Premium Steakes (Belém, PA); Daniela Martins, do Lá em Casa (Belém, PA); Hildely Porpino, do Tieta do Ver o Peso (Belém, PA); Ivan Prado, do Senac (Fortaleza, CE); João Lombardi, do Ora Pro Nobis (Tiradentes, MG); Adriana Lucena, do Quinta da Aroeira (Jandaíra, RN); Van Régia, da Culinária da Van (Fortaleza, CE); João Barreto (Campina Grande, PB); e Ruth de Almeida, do Raízes Gastronômicas (Palmas, TO).

 Quem busca aprendizado também terá opções no espaço Conhecimento, onde os estudiosos da gastronomia compartilham suas histórias com o público. Participam Ofir Oliveira, Sabor Selvagem (Belém, PA); Saulo Jennings, Caso do Saulo (Santarém, PA); Joanna Martins e Paula Moreira, do Manioca e do Xibé respectivamente (Belém, PA); Cesar Costa, do Corrutela (São Paulo, SP); Neli Pereira, do Espaço Zebra (São Paulo, SP); e Ruth de Almeida, do Raízes Gastronômicas (Palmas, TO). Por fim, no espaço Interativo, onde as pessoas podem aprender e fazer as mais diversas receitas,também já estão confirmados: Paulo Anijar, do Santa Chicória (Belém, PA); Angela Sicília, do Família Sicília (Belém, PA); e Fernando Von Noble, doNoblyaki Oriental Bistrô & Bar (Cacoal, RO).

 Além disso, mais de 15 atrações artísticas vão embalar e alegrar o público durante os dois dias de evento. Entre as presenças já confirmadas está o duo Yamí Music, composto pelo violoncelista italiano Federico Puppi e pelo percussionista baiano Marco Lobo. Os instrumentistas vão subir ao palco com o cantor carioca Castello Branco, nova promessa da MPB.

 O Festival Fartura é realizado pela Plataforma Fartura – Comidas do Brasil, que percorre todo o território nacional por meio da Expedição Fartura, viagens de pesquisa gastronômica que mapeia personagens, produtores, cozinheiros, chefs, receitas, produtos e ingredientes. O conteúdo é disponibilizado na web por meio do site e das redes sociais, além da publicação de livros e filmes. As expedições também são a base para os festivais, que conectam a cadeia gastronômica, da origem ao prato.

 Em 2019, os Festivais também chegarão a Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília e Lisboa.

Serviço

Festival Fartura – Comidas do Brasil Belém.

Datas: 26 e 27 de janeiro.

Horários: sábado, das 12h às 22h | domingo, das 12h às 20h.

Local: Estação das Docas (Boulevard Castilhos França, s/n - Campina, Belém – PA)

Ingressos aqui.

Mais informações:

farturabrasil.com.br

facebook.com\farturabrasil

instagram.com\farturabrasil

Da assessoria do evento.

COMENTÁRIOS dos leitores