Humor: artista paraense é premiado nacionalmente

Natural do Acará, o chargista, cartunista e ilustrador Waldez ganhou o concurso de melhor cartaz da 46ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, São Paulo

sex, 29/03/2019 - 15:38

Entre 50 propostas de trabalho enviadas por artistas nacionais e internacionais, o cartaz do paraense Waldez foi selecionado para receber o prêmio “Adilson Maluf”, de R$ 3.000,00, na 46ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, exposição agendada para o período de 10 de agosto a 27 de outubro, no Engenho Central, em Piracicaba, São Paulo. A comissão de seleção foi formada por: Victor Real, diretor de planejamento; Maria Luziano, designer gráfica e diretora artística; e Camilo Riani, professor universitário e cartunista.

Waldez, por meio de charges, cartuns e caricaturas, já recebeu 48 prêmios nacionais e 15 internacionais, sendo alguns deles: primeiro lugar em charge no 24º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em 1997; prêmio na Primeira Competição Internacional de Caricaturas, na Eslovênia, em 2001; prêmio no Primeiro Salão Nacional de Humor de Montes Claros, Minas Gerais, em 2002; primeiro lugar em cartum político na premiação Ranan Lurie, nos Estados Unidos, em 2010; primeiro lugar na categoria cartum no XX Salão de Desenho para a Imprensa, em 2012; prêmio de sucesso em cartum na 29ª Competição Internacional de Cartum Aydin Dogan, na Turquia, em 2012; e na Competição Internacional Política de Cartuns, na Inglaterra, em 2006.

Raimundo Waldez Duarte nasceu no município de Acará, no Pará, em 7 de julho de 1972. Começou a desenhar quando era criança e aprimorou as técnicas na adolescência. De 2000 a 2016, publicou charges diariamente para o jornal Amazônia, de Belém. Atualmente, mora em Blumenau, Santa Catarina, trabalhando como designer gráfico. Sérgio Aragonés e J. Bosco são as principais influências do cartunista.

O Salão Internacional de Humor em Piracicaba surgiu em 1974, por iniciativa de um grupo de jornalistas, artistas e intelectuais piracicabanos, com o objetivo de inserir humor gráfico dentro do Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba.

A edição de 2019, com um total de R$ 70 mil em prêmios, traz as seguintes categorias de premiação: Cartum, Charge, Caricatura, Tiras, Saúde Unimed, Prêmio Câmara de Vereadores de Piracicaba, Prêmio Águas do Mirante, Prêmio Júri Popular e Prêmio Temático, que este ano tem como tema Imigração.

Além dessas, foram criadas novas categorias: Prêmio Escultura Fundiart, para esculturas; Prêmio Instituto Arcor Direitos da Infância, com o tema “Direitos da infância”; e Prêmio Original Derwent, para trabalhos originais em 2D. Artistas de todas as nacionalidades concorrerão.

Por Ana Luiza Imbelloni.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores