Grupo de mulheres artistas promove fim de semana cultural
Programação de três dias, na Casa da Linguagem, em Belém, terá workshops, bate-papos, exposições e feirinhas
A Casa da Linguagem será palco de um verdadeiro tsunami de poder feminino neste fim de semana. Trata-se do “Sagrado M.AR – Feminino Plural”, uma programação especial promovida pelo M.AR (Mulheres ARtistas), coletivo de conexão feminina artística organizado para dar visibilidade e divulgar o trabalho das artistas plásticas, grafiteiras, ilustradoras, game designers, profissionais de animação, tatuadoras e quadrinhistas paraenses.
“Feminino Plural é isso: somos mulheres juntas, unidas, formando um movimento, um evento, juntas somos mais. A programação busca o reconhecimento. A ideia é impactar e fazer algo novo, mostrando que as mulheres estão no mercado, cada vez mais fortes e unidas”, disse Helô Rodrigues, ilustradora e integrante do M.AR.
A programação de três dias começa na sexta-feira (3) e se encerra no domingo, abrangendo feirinha, desenho de retratos rápidos, live painting (batalha de arte), exposições, rodas de conversa e workshops ministrados por integrantes da rede, em um evento organizado totalmente por mulheres. Trata-se de uma ótima oportunidade para garantir o presente de Dia das Mães, com produtos autorais feitos por mulheres: de canecas a ilustrações feitas na hora.
De acordo com a ilustradora Ty Silva, a programação foi criada coletivamente, reunindo temas e atividades que elas consideram pertinentes: “A feira, por exemplo, traz monetização e é uma oportunidade de consumo de produtos autorais e de apoiar essas artistas. As exposições trazem a visibilidade, objetivo importante do grupo. Bate-papos e workshops permitem a troca de conteúdo e vivências entre público e artistas”.
Com workshops que vão desde o uso da aquarela até o discurso da arte, a programação desmistifica tabus e preconceitos acerca da relação entre as mulheres. “Estamos mostrando que é possível nos unirmos, que não somos inimigas, nem concorrentes. Reunir tantas artistas busca acabar com a invisibilidade do nosso trabalho”, explica Renata Segtowick, ilustradora e integrante do M.AR.
Serviço
Sagrado M.AR. – Feminino Plural
Local: Casa da Linguagem - Av. Nazaré, 31 - esquina da Av. Assis de Vasconcelos
Data: 03, 04 e 05/05
Inscrições: secretaria da Casa da Linguagem
Da assessoria do evento.