Lia de Itamaracá recebe título de Doutor Honoris Causa

Cirandeira foi escolhida para receber a honraria pela Universidade Federal de Pernambuco

por Paula Brasileiro seg, 12/08/2019 - 16:55
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo Cirandeira foi escolhida por unanimidade entre os conselheiros da UFPE Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

Lia de Itamaracá, mestra cirandeira considerada uma das mais importantes vozes da cultura popular pernambucana, acaba de ganhar um novo reconhecimento. A mestra foi escolhida, por unanimidade, pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para receber o título de Doutor Honoris Causa. A data de entrega será marcada em breve.

A proposta está baseada no artigo 96 do Estatuto da UFPE, que prega que o "título de Doutor Honoris Causa será concedido à personalidade eminente que tenha contribuído para o progresso da Universidade, da região ou do país ou que se distinguiu pela sua atuação em favor das ciências, das letras, das artes ou da cultura em geral". 

A cirandeira falou, com exclusividade ao LeiaJá, sobre a emoção em receber o título. "Pra mim é muito importante, me sinto muito grata, isso aí é tudo em reconhecimento do meu trabalho e minha luta, com a música, com a cultura. Me sinto muito feliz".

Lia também revelou que acredita que o título possa ajudá-la a expandir o seu trabalho com a cultura ainda mais e, até mesmo, conseguir as melhorias pelas quais luta há tanto tempo para seu Centro Cultural Estrela de Lia, localizado na Ilha de Itamaracá. "Acho que vai me ajudar, é um caminho aberto para eu seguir".

Aos 75 anos, Lia continua trabalhando na promoção da tradição da Ciranda. A mestra é Patrimônio Vivo de Pernambuco e em 2004 recebeu da Presidência da República o grau de comendadora da Ordem do Mérito Cultural, ao lado de artistas como Caetano Veloso e Maurício de Sousa. 

LeiaJá também

--> Mestres cirandeiros resistem pela manutenção dessa cultura

--> Livro sobre Lia de Itamaracá é lançado nesta sexta

--> Agora é oficial: 10 de maio é o Dia Estadual da Ciranda

COMENTÁRIOS dos leitores