Grupo de artistas ocupa Centro em performance feminista

Ativistas partiram da rua da Aurora rumo à ponte Duarte Coelho com os corpos cobertos por tinta

por Marília Parente qua, 14/08/2019 - 17:58

Sobretudo homens, transeuntes gritavam: “sai daí”, “que p* é isso”, “vão pra casa”. Intrépidas, dez ativistas do Coletivo Rua das Vadias mantiveram-se enfileiradas por alguns minutos sobre uma das faixas de pedestre da Ponte Duarte Coelho, interrompendo o trânsito para que sentidos além das buzinas e vaias circulassem. Assim, a população precisou parar e escutar os vagidos emitidos pelo grupo, carregando baldes na cabeça e corpos ensopados de tinta guache vermelha. A dor das mulheres foi exposta no coração do Recife que, a ela, reagiu com indiferença e pressa para chegar a algum outro lugar.

Intitulada 'Rojas', a performance contou com convocatória pública nas redes sociais, aberta a mulheres cis e transgênero. Focado em desenvolver ações voltadas para temáticas de gênero e sexualidade, o Rua das Vadias já havia realizado perfomances como “Afetus” e “Água Dura”, também apresentado no Centro do Recife, na Marcha das Vadias de 2019. “Mais do que nunca o corpo se move contra censuras, preconceitos e machismos, vamos às ruas. Nossos corpos são do mundo, compõem as atmosferas caóticas das esquinas, das vielas e avenidas”, escreveu o grupo, em postagem nas redes sociais.

Alguns registros da perfomance Rojas:

Em convocatória pública, grupo pediu que artistas vestissem roupas claras e levassem baldes para a ação. (Rafael Bandeira/LeiaJá Imagens)

COMENTÁRIOS dos leitores