Dexter e Afro-X voltam aos palcos após 16 anos

Turnê "Vivos" celebra a volta do 509-E e comemora os 20 anos de existência do grupo

por Alex Dinarte qui, 22/08/2019 - 15:37
Foto: Rafael Berezinski Afro-X e Dexter retornam aos palcos para celebrar 20 anos de 509-E Foto: Rafael Berezinski

Dexter e Afro-X estão de volta. Os seguidores do rap nacional, em festa. Com o primeiro show da turnê "Vivos" marcado para o próximo fim de semana, em São Paulo, o 509-E retorna aos palcos para celebrar os 20 anos de existência de um dos grupos de rap mais respeitados do Brasil. Em duas décadas de vida do projeto artístico, há 16 anos o 509-E não aparece para seus fãs. Por isso, a dupla promete novidade para quem já teve chance de assistir a um show da curta carreira e surpresas para quem os verá pela primeira vez.

A música salvou Marcos Fernandes de Omena, o Dexter e Cristian de Souza Augusto, o Afro-X. Nascidos no mesmo bairro da periferia da capital paulista, o destino dos dois foi o mundo do crime, mas aquele momento da vida de quem nasceu para ser artista não iria durar para sempre. O número da cela na qual ficaram detidos juntos na Casa de Detenção, 509-E, virou o nome e símbolo da sobrevivência pessoal e artística do grupo. “O que nós estamos vivendo hoje é muito improvável que aconteça, na questão da ressocialização a estatística mostra que 70% volta para a vida do crime”, declara Afro-X. Além do legado que a dupla faz questão de deixar marcado em suas canções, Dexter ressalta que outros fatores também estão ligados à celebração dos 20 anos do 509-E. “O amor pela cultura, do querer transformar, tem a ver com respeito, com amizade, com perdão, com carinho, com saúde mental, com correria, com querer mostrar que é possível quando se acredita”, enfatiza o Mc.

Pregando a lealdade e valorizando a conscientização social em suas canções, os dois CD’s “Provérbios 13” (2000) e MMII d.C – 2002 Depois de Cristo (2002) venderam mais de 160 mil cópias. O cumprimento da pena, outros projetos de vida, os problemas pessoais e os empecilhos de quem vive privado da liberdade interromperam a carreira musical do 509-E. É o que faz a dupla e a produção trabalharem bastante para apresentar a nova modelagem do espetáculo do 509-E aos fãs. “A ideia é trazer para as pessoas o que elas tiveram pouco ou não tiveram em relação ao 509-E, uma estrutura diferenciada, maior do que a gente teve na época”, destaca Dexter. Com a disposição de jovens de 18 anos (Dexter hoje tem 46 e Afro-X 45 anos), Afro-X reitera a importância do som do 509-E ser ouvido por gerações. “Estamos nos reinventando dentro dessa realidade do rap e da sociedade, a gente acredita que essa interação vai ser muito louca porque tem o passado com o presente junto então vai ser sensacional”, considera.

Além do público paulista, a turnê “Vivos” do 509-E visitará Salvador (Estação Hall, dia 14 de setembro), Porto Alegre (Opinião, dia 10 de outubro), Curitiba (Victoria Villa, dia 11 de outubro) e Belo Horizonte (Mister Rock, dia 26 de outubro). Movidos pelas batidas do rap, inspirados pela parceria de longa data e pelos grandes sucessos como “Só os Fortes”, “Oitavo Anjo” e “Saudades Mil”, a dupla carrega no peito a paixão pela cultura hip-hop. “É uma cultura enraizada pelo mundo todo, que salva vidas e que precisa se alimentar de coisas boas também”, completa Dexter.

Serviço

509-E 20 anos – Turnê VIVOS

Local: Audio – São Paulo

Data: 24 de agosto (sábado)

Abertura da casa: 22h

Classificação: 18 Anos

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 694 - Barra Funda - São Paulo - SP

Venda Ingressos: Bilheteria Audio (de segunda a sábado das 13h às 20h) site ou aplicativo Ticket360 - https://www.ticket360.com.br/evento/10744/509-e-turne-vivos

COMENTÁRIOS dos leitores