Veja cenas do 'independência ou morte' na TV e no cinema

Com filme, novela e até minisséries, o momento do grito às margens do Ipiranga também fez sucesso nas telas do cinema e da TV brasileira

por Alex Dinarte sex, 06/09/2019 - 19:02

Contada das mais diversas maneiras e com inúmeras controvérsias inclusive sobre a data de sua proclamação, oficializada no dia 7 de setembro de 1822, a história da Independência do Brasil também ganhou versãos na dramaturgia brasileira.

Com filme, novela e minisséries, o momento do grito "Independência ou morte!” às margens do Ipiranga, também eternizado na pintura de Pedro Américo (1843-1905), fez sucesso nas telas do cinema e da TV. Confira as cenas:

"Independência ou Morte" (1972)

O longa-metragem conta a história de D. Pedro I desde sua chegada ao Brasil enquanto criança, quando a corte portuguesa fugia de Napoleão Bonaparte na Europa, até sua chegada ao poder a partir da volta de D. João VI a Portugal. O filme também aborda as relações políticas do então governante, que se tornaram infundadas e o fizeram declarar o Brasil independente de Portugal. O casal de atores Gloria Menezes e Tarcísio Meira interpretam a Marquesa de Santos e Dom Pedro I na película dirigida por Carlos Coimbra.

 

"Marquesa de Santos" (1984)

A série da extinta Manchete relata a paixão capaz de unir a Marquesa de Santos e D. Pedro I, vividos na trama por Maitê Proença e Gracindo Jr., em um tempo no qual o então Imperador do Brasil passava por um momento repleto de embates políticos tendo que lidar com a pressão popular e de seus asseclas, que se tornariam conspiradores contra seu governo. Reprisada várias vezes na grade de programação da emissora, a obra de Wilson Aguiar Filho também foi lançada em vídeo no ano de 1988.

 

"O Quinto dos Infernos" (2002)

Em um relato reproduzido de maneira cômica, a história da Independência do Brasil e seus bastidores desde a vinda da Família Real portuguesa dão a tônica na minissérie de Carlos Lombardi, "O Quinto dos Infernos", exibida pela Globo. Protagonizada por Luana Piovani (Domitila) e Marcos Pasquim (Dom Pedro I), nos 48 capítulos do seriado também figuraram nomes como Betty Lago, José Wilker, Lima Duarte, Nair Bello, Caco Ciocler, Danielle Winits, André Mattos, entre outros.

 

"Novo Mundo" (2017)

Na novela das seis, exibida pela Globo, Caio Castro interpretou o príncipe regente Dom Pedro I naquele que é considerado um dos instantes mais turbulentos da história do país. Na trama, ele vive dividido entre a esposa Leopoldina (Letícia Colin) e Domitila (Agatha Moreira), sua amante favorita. Durante a viagem de Leopoldina para o Brasil, a professora Anna Millman (Isabelle Drummond) e o ator Joaquim Martinho (Chay Suede) se apaixonam e passam a favorecer a luta pela construção de um país independente.

COMENTÁRIOS dos leitores