'Pacificado' ganha prêmio principal em San Sebastián

Dirigido pelo americano Paxton Winters, que vivia na favela, e produzido por seu compatriota Darren Aronofsky, o filme é a primeira produção brasileira a conquistar o prêmio principal do festival espanhol

sab, 28/09/2019 - 17:20
ANDER GILLENEA O diretor Paxton Winters recebe a Concha de Ouro de melhor filme ANDER GILLENEA

O filme brasileiro "Pacificado", sobre a disputa de poder dentro de um grupo criminoso que controla uma favela do Rio de Janeiro, ganhou neste sábado a Concha de Ouro de melhor filme no Festival de San Sebastián.

Dirigido pelo americano Paxton Winters, que vivia na favela, e produzido por seu compatriota Darren Aronofsky, o filme é a primeira produção brasileira a conquistar o prêmio principal do festival espanhol.

A noite foi redonda para o filme, rodado no Morro dos Prazeres, que conquistou outros dois prêmios: o de melhor ator, para o protagonista Bukassa Kabengele, e o de melhor fotografia, para Laura Merians.

"Decidi ser uma voz, a voz de tantos que não têm oportunidades", disse Kabengele em mensagem lida na cerimônia de encerramento por sua colega de elenco Débora Nascimento.

Kabengele, nascido na Bélgica e naturalizado brasileiro, interpreta "Jaca", que, após passar 14 anos na prisão, retorna a uma favela pacificada por ocasião dos Jogos Olímpicos de 2016. Em seu retorno à liberdade, terá que recompor a relação com a filha "Tati", 13.

"Pacificado", competia na Seção Oficial contra 15 produções de diversos países, entre eles Espanha, México e Alemanha.

COMENTÁRIOS dos leitores