Veja 5 cinco filmes que exaltam o nordeste brasileiro
Películas com a temática ou com histórias que se passam no semi-árido brasileiro premiaram o cinema nacional em diversas oportunidades
São inúmeras as obras do cinema nacional inspiradas no cotidiano e nas ricas histórias contadas no sertão do Brasil. O LeiaJá traz cinco filmes cujas narrativas se passam no Nordeste e que são sucesso de crítica e de públic.
1 - Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)
Cena do filme com Othon Bastos, Geraldo Del Rey e Yoná Magalhães | Foto: Divulgação
O sertanejo Manuel (Geraldo Del Rey) bate de frente com as ordens impostas pelo coronel Moraes (Mílton Roda) e mata o militar em uma briga. Com a perseguição de aliados do coronel, Manuel e sua esposa Rosa (Yoná Magalhães) fogem e se juntam a uma seita católica liderada pelo beato Sebastião (Lídio Silva). Os rituais do religioso são místicos e garantem o fim do sofrimento, mas Rosa acaba por presenciar a morte de uma criança e mata Sebastião. Ao mesmo tempo, um pistoleiro é contratado pela Igreja Católica e donos de terra da região para exterminar quem ainda seguia a seita religiosa.
2 - O Auto da Compadecida (2000)
Selton Mello é Chicó e Matheus Nachtergaele vive João Grilo em "O Auto da Compadecida" | Foto: Reprodução
Em uma adaptação da obra do escritor pernambucano Ariano Suassuna (1927-2014), as façanhas oriundas de pouco trabalho e muita malandragem de João Grilo (Matheus Natchergaele), um pobre sonhador que tenta arrumar jeito para tudo, e Chicó (Selton Mello), um mentiroso acovardado que se apaixona pela mulher de um major da pequena cidade de Taperoá, no sertão da Paraíba, são postas à prova por Nossa Senhora, a Compadecida, estrelada pela atriz Fernanda Montenegro.
3 - Deus é Brasileiro (2003)
Wagner Moura, Antônio Fagundes e Paloma Duarte em cena | Foto: Reprodução
Com direção de Guel Arraes, o longa-metragem apresenta Deus (Antônio Fagundes) que busca um substituto para ocupar o cargo durante suas férias. O todo-poderoso, decepcionado com os erros cometidos pela humanidade, decide descansar em um lugar distante do mundo que ele mesmo criou e busca, no Brasil, um país religioso que ainda não tinha santo reconhecido de forma oficial pelo Vaticano, seu suplente. Na missão, Deus tem como companheiro o astuto pescador Taoca (Wagner Moura), que vê na figura real do salvador uma solução para seus problemas.
4 - Lisbela e o Prisioneiro (2003)
Débora Falabella e Selton Mello, em "Lisbela e o Prisioneiro" | Foto: Divulgação
Lisbela (Débora Falabella) é uma moça romântica do interior nordestino e apaixonada por cinema. Quando uma peça de teatro mambembe chega à cidade apresentando a "Paixão de Cristo", a jovem, que já tem seu casamento marcado com Douglas (Bruno Garcia), passa a gostar de Leléu (Selton Mello), um aventureiro que viaja a bordo de um caminhãozinho ganhando a vida como vendedor de produtos duvidosos. O chefe da polícia da localidade é o Tenente Guedes (André Mattos), pai de Lisbela, que desaprova o romance da filha com aquele que também é perseguido e jurado de morte pelo cangaceiro Frederico Evandro (Marco Nanini), pois se envolveu com a esposa do camponês valente.
5 - Bacurau (2019)
Cena de "Bacurau" vencedor de três prêmios no Festival de Cannes | Foto: Reprodução
A recente e premiada produção futurista que tem direção de Kleber Mendonça Filho conta que o pequeno povoado do sertão pernambucano desapareceu de forma misteriosa de todos os mapas no dia seguinte à morte de Dona Carmelita, uma habitante quase centenária do vilarejo. A partir deste momento, um grupo de moradores do local tenta reagir após notar que, por acontecimentos como o sobrevoo de drones, a chegada de estrangeiros e alguns assassinatos, o vilarejo está sendo atacado. No elenco que venceu três prêmios em Cannes estão Sônia Braga, Bárbara Colen, Thomas Aquino, Wilson Rabelo e Silvero Pereira.