Obras de Francisco Brennand vão além do museu

Esculturas e murais de cera do artista plástico estão espalhados no Centro do Recife

por Francine Nascimento qui, 19/12/2019 - 16:16

 O escultor e pintor recifense Francisco Brennand faleceu nesta quinta-feira (19), deixando incontáveis obras cerâmicas que estão espalhadas no Brasil e até no mundo. Há quem conheça somente as artes expostas no museu do artista, a Oficina de Francisco Brennand, localizada no bairro da Várzea, na Região Metropolitana do Recife. Na região central da capital pernambucana no entanto, os trabalhos do artista plástico podem ser vistos em lugares públicos da cidade.

Parque das Esculturas

Com certeza, a mais conhecida é um dos pontos turísticos mais famosos do Recife. O Parque das Esculturas fica do outro lado do Marco Zero, sendo inaugurado em 2000, ano de aniversário dos 500 anos do descobrimento do Brasil. O monumento faz parte do projeto idealizado pelo artista, chamado “Eu vi o mundo… Ele Começava no Recife”. No parque, há 90 obras criadas por Francisco Brennand.

Torre de Cristal

Localizada no mesmo Parque das Esculturas, a Torre de Cristal é a maior dentre as obras no ponto turístico. A torre mede 32 metros e foi confeccionada com argila e bronze. Quando a criou, Brennand pensou em uma flor chamada ‘flor de cristal’, achada numa floresta equatorial.

“Batalha dos Guararapes”

Feito de cerâmica, o painel intitulado de “Batalha dos Guararapes” pode ser visto na lateral do edifício Tiradentes, na avenida Dantas Barreto, no Centro do Recife, no qual está exposto desde 1961. O mural tem 33 metros e possui poemas escritos pelo paraibano Ariano Suassuna e pelo pernambucano César Leal. 

Mural de Frutos e Flores 

Se você já passou em frente ao edifício Ana Regina, na rua Oliveira Lima, situado no bairro da Boa Vista, já deve ter notado um mural feito de cerâmica que estampa frutos e flores e que ocupa todo o comprimento do prédio. A obra foi criada em 1981.

Batalha do Riachuelo

Retratando o conflito militar “Batalha Naval do Riachuelo” de 1865, a obra de arte está na avenida Cruz Cabugá desde 1974, mais precisamente na Praça 11 de Junho. O mural tem 1,80m de altura e é feito de pedras com desenhos que simbolizam o confronto.

COMENTÁRIOS dos leitores