Netflix exibe série em Libras

A proposta inicial era que "Crisálida" fosse um filme

por Junior Coneglian ter, 05/05/2020 - 16:48

Batizada de "Crisálida", a primeira produção de ficção brasileira bilíngue, contada tanto em português quanto em Língua Brasileira de Sinais (Libras), carrega uma sinopse que não poderia ser mais precisa: "Num universo onde o som não existe, jovens surdos enfrentam os desafios de uma sociedade desenhada apenas para ouvintes".

Sob essa temática, a série já está disponível na plataforma de streaming. A narrativa desenvolvida em quatro episódios é de autoria de Alessandra da Rosa Pinho, aluna de Letras Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O trabalho de Alessandra tem a proposta de modificar a maneira com que os surdos são retratados e percebidos pelo público brasileiro, utilizando um enredo que explora os dilemas e sutilezas familiares, sociais e culturais de pessoas surdas.

"Crisálida" foi criada em 2014, primeiramente desenvolvida para ser um filme, apenas em 2016 foi transformada na série com episódios de 30 minutos cada que primeiramente foi licenciada para a Tv Cultura. Cada episódio conta uma história e universo diferentes, de modo que os episódios não precisam ser assistidos em uma ordem cronológica.

COMENTÁRIOS dos leitores