Cais do Sertão promove debates virtuais no Instagram

Iniciativa faz parte da celebração do Dia Internacional dos Museus

sex, 15/05/2020 - 19:13
Divulgação Rodas de conversa serão transmitidas no perfil @caisdosertao, no Instagram Divulgação

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado na próxima segunda-feira (18), o Centro Cultural Cais do Sertão, localizado no Bairro do Recife, reforça a importância da data e leva ao público debates sobre a importância dos espaços de cultura, memória e representatividade. Este ano, a Semana Nacional do Museu, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) vai até o dia 22.

Sob o tema Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão, a equipe do Cais recebe artistas e especialistas para debater assuntos como O papel das instituições culturais pós-pandemia, Acessibilidade, Música brasileira e muito mais. As rodas de conversa serão transmitidas no perfil @caisdosertao, no Instagram, de segunda a sexta-feira, às 15h.

"Este período de isolamento social é muito importante também para que os museus repensem o seu papel na sociedade. São instituições que promovem o encontro com a arte, com a cultura e a memória do povo por meio de seu acervo. O momento pede reflexão e revisão das dinâmicas de gestão, conservação e divulgação desses equipamentos. Nada melhor que fazer isso durante a Semana dos Museus e no próprio perfil do Cais", comenta o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

Já nesta segunda, o público poderá participar, via Instagram, de debate sobre os desafios que permeiam as instituições de cultura, como a acessibilidade. O bate-papo será mediado pela educadora do museu Viviane Sampaio e terá como convidada a doutora em Comunicação pela UFPE/PPGCOM, Liliana Tavares. Na terça (19), entram em questão as perspectivas da gestão de equipamentos culturais, antes e pós-pandemia, pauta que deve atrair especialmente gestores e divulgadores de cultura.

Já na quarta-feira (20), a conversa gira em torno da Governança em museus em tempos de pandemia e perspectivas. O tema ganha corpo com a produtora de Conteúdo do centro cultural, Clarice Andrade, e o historiador e mestre e doutor em Antropologia (UFPE), Eduardo Sarmento. 

Passando por pautas relacionados à gestão, governança e impacto social, a discussão da quinta (21) lança luz sobre a importância em analisar o papel do museólogo na conservação e preservação de acervos. No último dia da maratona de lives, a sexta-feira, o tema é musical, sob a ótica do cantor Josildo Sá. Ele vai falar da influência do mestre Luiz Gonzaga na formação da música brasileira. O músico-educador do Cais, Diogo do Monte, media o encontro.

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores