Inspirado nos tokusatsus, brasileiro cria o herói TimerMan
História se passa no Rio de Janeiro e conta a história de um professor de educação física que luta contra conquistadores do espaço
Tokusatsu é um estilo de seriado muito popular no Japão e que ganhou destaque no Brasil nos anos 1990 com os super-heróis "Jaspion" (1985), "Jiraya" (1988), "Kamen Rider" (1971), "Jiban" (1989) e "Changeman" (1986). Essas séries conquistaram uma legião de fãs, como o ator Fabiano Ferreira, 45 anos, do Rio de Janeiro, que, baseado nas lembrancas da infância, criou o seu próprio herói, o TimerMan.
Ferreira alimentava esse sonho desde a época em que assistia "Kamem Rider Black" (1987), mas a produção independente era inviável naqueles anos 1990. Com o avanço da tecnologia, equipamentos de filmagens mais acessíveis e a popularização da internet, o desejo do ator ressurgiu em 2014. "Ao lado de meu sócio e co-criador, Francisco Mauriz, criamos o TimerMan e acabei realizando meu sonho de ser um herói", conta.
"TimerMan" se passa no Rio de Janeiro e conta a história de Fabiano, um professor de educação física que recebe poderes e precisa aprender a usá-los para defender a Terra do ataque de uma frota nômade de conquistadores do espaço em sucessivas viagens no tempo. Para essa empreitada, Ferreira buscou referências em "Ultraman X" (2015), "Cybercops" (1989) e "Kamen Rider Fourze" (2011). "Mas o grande problema foi o nome, pois não conseguimos bolar nenhum nome em português que nos agradasse e fosse comercial. Foi então que o Francisco soltou 'TimerMan', e lá estava o nosso guerreiro do tempo", relembra Ferreira.
Design inicial de TimerMan | Foto: Divulgação
Além do seriado, TimerMan também ganhou uma versão em histórias em quadrinhos, em uma parceria com a Editora Kimera. "TimerMan também será lançado nos Estados Unidos pelo selo Behemonth em todo território americano ao lado de clássicos como 'Superman', 'Batman' e 'Homem-Aranha'", comenta Ferreira.
A HQ chegou ao mercado junto com a pandemia de coronavírus (Covid-19) e, para evitar aglomerações nas ruas, Ferreira decidiu gravar um vídeo para divulgar o trabalho. Foi aí que surgiu o trailer de "TimerMan" e o início da produção audiovisual do super-herói. "Eu estava um pouco relutante, pois era apenas um teste, mas foi um sucesso atingindo mais de 22 mil visualizações em uma semana, o que pra nós foi incrível", afirma. Assista o trailer:
O local da filmagem é bem isolado e fica ao lado da residência de Ferreira. O vídeo foi gravado por ele e um amigo. "Enquanto eu vestia o TimerMan, ele vestia os vilões, um de cada vez. Acabei voltando mais vezes sozinho para vestir os soldados que apanham. 80% do vídeo sou eu sozinho mesmo", revela ele, que usou suas habilidades no software After Effects (Adobe) para editar todos os efeitos visuais do vídeo. "Agora deixei tudo nas mãos do design Edinho Gouveia, que cuida desta parte e trouxe ainda mais profissionalismo ao projeto", complementa.
O ator deseja levar TimerMan para o cinema, tendo como referência "O Doutrinador" (2018), ou seja, a HQ será adaptada no filme e servirá como episódio piloto, depois disso, a produção seguirá no formato de série tokusatsu. "Inclusive, TimerMan já está licenciado pela loja Kanikoss Moda Nerd, que faz as camisas exclusivas da marca, desenhos animados e versões infantis do herói", conta Ferreira.
"TimerMan" mescla elementos dos seriados japoneses, filmes da Marvel e um pouco do tempero brasileiro. "Temos a intenção de trazer um produto onde crianças, adolescentes, geeks e também antigos fãs de tokusatsu possam se divertir igualmente", diz Ferreira.
Todas as novidades a respeito de "TimerMan" podem ser acompanhadas no canal oficial do Youtube, o "TimerMan Tokusatsu".
Ferreira já atuou nas novelas "Mandacaru" (1997) e "Brida" (1998), orientado pelo chefe do departamento de elenco da TV Manchete, Ivan Martin. Também fez algumas participações na novela "Chamas da Vida" (Record TV, 2008) e no filme "O Cavaleiro Didi" (2006).