Edição online do 'Curta Kinoforum' está no ar
Programação exibe 212 obras originais de 46 países; acesso ao conteúdo é gratuito
Realizado pela primeira vez em um ambiente virtual, o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo (Curta Kinoforum) começa nesta quinta-feira (20) e vai até 30 de agosto.
A 31ª edição do evento vai exibir 212 obras com produções oriundas de 46 países. O acesso às plataformas que vão apresentar a programação de 2020 é gratuito.
Conhecido por dar oportunidade ao conteúdo que explora a diversidade, a programação da edição número 31 do Kinoforum foi dividida em mostras temáticas.
Em entrevista à Agência Brasil, a criadora e diretora do festival, Zita Carvalhosa, destacou a importância de seguir incentivando a produção que exalta as diferenças.
“A questão do respeito à diversidade é muito importante em nosso país hoje. Eu acho que essa é uma pauta fundamental, a gente trabalhar contra essa desigualdade inacreditável que atravessa o Brasil e sobre o respeito à diversidade, que também está um pouco ameaçado”, explica.
Embora a pandemia tenha obrigado a organização do evento a mudar os planos, Zita demonstra confiança em poder transmitir toda a programação para um número maior de pessoas.
“Quando a gente imaginou que não conseguiria fazer o festival presencial devido à pandemia, decidimos abrir as nossas telas para os mais de três mil curtas inscritos. Se por um lado, não encontramos as pessoas nas salas, por outro lado, o festival está no Brasil inteiro e isso é muito legal”, declarou.
Uma das exibições em 2020 é o “Novas Áfricas”, que destaca a presença negra nas telas e tem curadoria da jornalista e crítica de cinema Claire Diao, nascida em Burkina Faso, no continente africano, e tida como uma das maiores especialistas no cinema contemporâneo da África. Ao todo, 13 curtas produzidos em países como Congo, Líbia, Marrocos, Quênia e Senegal estão na programação do Kinoforum 2020.
A cerimônia de abertura virtual do evento acontece às 20h. Além dos curtas, o público poderá acompanhar as demais atrações marcadas para complementar a programação do festival.
Debates, encontros, atividades de formação, o seminário internacional e outras atividades virtuais podem ser acessadas por meio do endereço www.kinoforum.org.br.
O conteúdo também estará disponível nos aplicativos innsaei.tv para celulares, tablets e smartTVs. Quem optar por assistir no aparelho televisor, deve utilizar os canais Airplay ou Chromecast.
Para ver a programação completa, clique aqui.