"Watchmen" e "Schitt's Creek" triunfam no Emmy
Ao lado de algumas estrelas em um Staples Center sem público, os indicados acompanharam a premiação em eventos privados, de suas casas ou quartos de hotel
Capturando o espírito de protesto que sacudiu recentemente os Estados Unidos, "Watchmen" dominou no domingo (20) à noite a cerimônia do Emmys, que este ano aconteceu em um inédito formato virtual devido à pandemia de Covid-19.
Nos "PandEmmys", como denominou o apresentador Jimmy Kimmel, a minissérie da HBO venceu 11 estatuetas, enquanto "Succession" venceu em sete categorias, incluindo melhor série de drama, e "Schitt's Creek" dominou as categorias de comédia, com nove prêmios.
Ao lado de algumas estrelas em um Staples Center sem público, os indicados acompanharam a premiação em eventos privados, de suas casas ou quartos de hotel.
O 'Oscar da televisão' aconteceu sem inconvenientes e foi o experimento perfeito para a temporada de prêmios de Hollywood em 2021, afetada pela pandemia de Covid-19, que provocou quase 15.000 mortes na Califórnia.
Equipes de cinegrafistas acompanharam 138 estrelas em 114 locações em 10 países, um desafio para uma cerimônia ao vivo.
"Watchmen", uma inquietante adaptação da HBO para a graphic novel de mesmo nome, aborda o racismo histórico dos Estados Unidos, assim como a violência policial e inclusive o uso de máscaras.
A produção recebeu 11 Emmys, quatro durante a cerimônia de domingo, incluindo melhor minissérie ou filme para TV.
Regina King recebeu o prêmio de melhor atriz por seu papel em "Watchmen" com uma roupa que exibia uma foto de Breonna Taylor, uma mulher negra assassinada em um tiroteio policial em sua própria casa, e as palavras "Say Her Name" - Diga seu nome -, um lema repetido nos protestos contra o racismo nos últimos meses nos Estados Unidos.
Uzo Aduba, melhor atriz coadjuvante por 'Mrs America', também usou uma camisa como o nome de Taylor, enquanto Sterling K. Brown, que apresentou o último prêmio da noite, usava uma camisa com as iniciais BLM (Black Lives Matter - Vidas Negras Importam).
"'Watchmen' é uma história sobre o trauma e as cicatrizes duradoura do terrorismo blanco, corrupção e brutalidade policial", disse Yahya Abdul-Mateen II, vencedor na categoria ator coadjuvante de minissérie.
O criador da série, Damon Lindelof, dedicou o prêmio de melhor minissérie "às vítimas dos sobreviventes do massacre (racial) de Tulsa de 1921", retratado no primeiro episódio da produção.
"Succession", também da HBO, venceu como melhor série de drama e Jeremy Strong levou o prêmio de melhor ator. Zendaya, de apenas 24 anos, levou a estatueta de melhor atriz de série dramática por "Euphoria", a mais jovem da história.
- Festa em Toronto -
"Schitt's Creek", sobre uma família rica que perde tudo, venceu na categoria série de comédia. O elenco estava reunido em evento em Toronto e celebrou o domínio da produção após sua última temporada.
"Nosso programa em seu núcleo é sobre os efeitos transformadores do amor e da aceitação, que precisamos mais do que nunca", afirmou Daniel Levy, que venceu nas categorias direção, roteiro e ator coadjuvante.
Levy criou o programa com o pai, Eugene Levy, que venceu como melhor ator. Catherine O'Hara e Annie Murphy levaram as estatuetas de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante respectivamente.