Aos 96 anos, Mestre Chocho do Bandolim morre com Covid-19

Em 2017, o metre do choro recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco

por Victor Gouveia qui, 22/10/2020 - 15:30
Reprodução/Flickr/Fundarpe Seu choro frevado influenciou gerações de artistas Reprodução/Flickr/Fundarpe

Na manhã desta quinta-feira (22), morreu, aos 96 anos, Otaviano do Monte, reconhecido honrosamente como Mestre Chocho do Bandolim. Com mais de 70 anos dedicados à música, ele era um dos chorões mais antigos do Brasil e foi intitulado Patrimônio Vivo de Pernambuco, em 2017.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, o musicista estava internado na UTI do hospital de campanha para pacientes com Covid-19, na rua da Aurora, área central do Recife, desde o último sábado (17). Ele testou positivo para a doença e teve a morte confirmada no fim desta manhã.

---> Chocho e Betto do Bandolim fortalecem tradição do choro

Mestre, mesmo sem passar pelo academicismo das escolas de música, Chocho é um dos percussores do "choro frevado" e influenciou gerações de artistas da cultura pernambucana com seu estilo.

Em nota, o governador Paulo Câmara lamentou o falecimento de um dos expoentes do choro brasileiro e prestou sentimentos aos 12 filhos do músico. “Quero externar meu profundo pesar a todos os familiares e amigos desse pernambucano que tanto enriqueceu a nossa cultura”, diz parte do comunicado.

Acompanhe

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores