Exposição premiada de arte naïf mostra obras de paraense
Maria José Batista apresenta trabalhos que revelam cultura e tradição de Belém e região
Está aberta para visitação em ambientes presencial e virtual a exposição “As Cores Vivas da Amazônia Naïf”, da artista paraense Maria José Batista. A mostra apresenta reflexões sobre natureza e sustentabilidade e pode ser visitada no Banco da Amazônia, no bairro da Campina, em Belém, ou acessada em um espaço virtual (aqui), até o dia 5 de fevereiro de 2021.
Maria José Batista é uma das maiores representantes da arte naïf (produção autodidata) do Pará e já recebeu vários prêmios, entre eles o Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais 2020. A exposição conta com cerca de 20 obras criadas especialmente para o projeto.
As obras representam a região belenense, sua cultura e tradição. A exposição é um recorte do ir e vir, dessa vida que pulsa nas ruas, nos mercados e feiras, nas esquinas da periferia e das baixadas, lugares onde a identidade paraense se constrói e se fortalece, lugares onde nascem os signos que nos marcam dentro e fora da cidade, do estado e da região, informa o texto de divulgação do trabalho.
“Quando o publico chegar ali ele vai ter oportunidade de fazer uma reflexão sobre o meio ambiente. Sobre as questões dos animais. Quase todos os animais das nossas florestas estão em extinção. Tem a questão das queimadas. O desmatamento. Os ribeirinhos, o povo ribeirinho é um povo que sofre muito com a questão da poluição dos rios”, declarou a artista.
A realização dessa exposição é, também, o fim e o início de ciclos. A artista se retirou da cena por um tempo, num período de aprendizado sobre si mesma e descoberta de novos caminhos de recomeço. Assim, o retorno inaugura nova fase na carreira de Maria José. Clique no ícone abaixo e ouça entrevista com a artista.
Serviço
Artista visual: Maria José Batista
Curadoria: Marisa Mokarzel
Designer gráfico: Afonso Gallindo
Assessoria de Imprensa: Dani Franco
Fotos: Irene Almeida
Montagem: Marcelo Lobato
Produção: Maria Christina
Patrocínio: Banco da Amazônia através do Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais 2020 e Espaço Cultural Banco da Amazônia.
Serviço: Exposição “As Cores Vivas da Amazônia Naïf”, de Maria José Batista.
Abertura: 9 de dezembro de 2020 Período de visitação: 10 de dezembro de 2020 a 5 de fevereiro de 2021
Por Sandy Brito.