Saiba como curtir o verão consumindo alimentos saudáveis

Nutricionista afirma que comer bem é fundamental para as funções vitais

por Paulo Uchôa sex, 15/01/2021 - 18:32
Pixabay 'Equilíbrio alimentar proporciona inúmeras melhorias', afirma o nutricionista Danrley Silva Pixabay

Depois de passadas as festas de fim de ano, o verão se torna alvo daqueles que decidem seguir uma vida mais equilibrada. Na tentativa de buscar meios que beneficiem a saúde, algumas pessoas adotam situações físicas e alimentares para se livrarem de uma vida sedentária. Mas o segredo disso tudo é comer bem. De acordo com o nutricionista Danrley Silva, manter-se bem alimentado é fundamental para as funções vitais.

"Em tempos de pandemia, muito se falou sobre imunidade e sobre alimentos que fortalecem nosso sistema imunológico. Uma alimentação balanceada contendo frutas, legumes, hortaliças, gordura de boa qualidade, grãos integrais e água favorecem diversas funções do nosso corpo, tornando-o mais funcional e leve", disse, em entrevista ao LeiaJá.

Existem alimentos que apresentam funções anticarcinogênica, anti-inflamatória, cardioprotetora e antienvelhecimento, que, segundo Danrley, é possível obtê-las ao ingerir substâncias balanceadas e sustentáveis: "O equilíbrio alimentar proporciona inúmeras melhorias como a redução das complicações causadas pelas doenças crônicas, redução do consumo de medicação, melhora do sono, crises de ansiedade e a melhoria da qualidade de vida no geral".

Danrley destaca algumas dicas importantes para quem deseja aproveitar a estação mais quente do ano de forma saudável e consciente.

Alimentos ultraprocessados e gordurosos

Este é um conselho que deve ser seguido durante todo o ano, porque esse tipo de comida demora a ser digerido pelo organismo e prejudica a saúde do corpo ocasionando uma sensação de inchaço e de 'corpo pesado'. No verão, o organismo fica ainda mais sensível e as chances de alimentos como esses atingirem o estômago, causando o mal-estar, são muito maiores. Evite, principalmente se não conhecer a procedência do preparo.

Prefira picolés de frutas caseiros e refeições leves

Procure evitar os sorvetes altamente industrializados, que apresentam alta taxa de gordura. Os picolés costumam ser uma opção saudável, especialmente se o sabor for de fruta: possuem poucas calorias e, de quebra, ajudam a nos manter hidratados e refrescados. Também é importante manter uma alimentação leve, que proporcione bem-estar. Assim, os dias de calor ficam mais agradáveis e suportáveis.

Carnes magras, saladas, queijos brancos e cereais integrais são alguns exemplos de alimentos que podem constar no cardápio. Aproveite as frutas e legumes da época e prepare saladas 'fresh-tropical' para se manter hidratado, saciado e leve.

Hidrate-se

Alimentos que contenham bastante água na sua composição é uma forma de facilitar a hidratação do corpo. Essa prática associada à ingestão de 2 litros de água, é a formula certa para se manter bem hidratado nesse calorão!. Alguns alimentos com grande atividade de água na sua composição são: tomate, melancia, melão, pêssego, manga, abacaxi. Aproveite para consumi-los geladinho.

Antioxidantes e protetores de pele natural

Alimentos antioxidantes também potencializadores do filtro solar (não substituem o produto) ajudam a aumentar a proteção da pele exposta ao sol. A laranja, o morango, a tangerina, a acerola, o caju, o limão e o abacaxi, entre outros exemplos, são ricos em vitamina C ajudam a combater o fotoenvelhecimento. Já alimentos ricos em betacaroteno, como mamão, caqui, manga, melão, melancia, damasco, goiaba e tangerina, são conhecidos por acelerar o processo de bronzeamento da pele.

COMENTÁRIOS dos leitores