Festival de cafés reaquece mercado de cafeterias especiais

Sexta edição do Recife Coffee vem para movimentar o setor, que foi bastante impactado pela pandemia

qua, 17/11/2021 - 13:18
Filipe Ramos Sexta edição do Recife Coffee segue até o dia 5 de dezembro Filipe Ramos

A sexta edição do Recife Coffee, que volta a acontecer de maneira presencial, segue até o dia 5 de dezembro. Desta vez, participam do circuito de cafés especiais 25 cafeterias autorais do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina, que  oferecem uma “sugestão do barista”, que inclui café, salgado e sobremesa, por R$ 32,90. O festival é realizado pela Associação dos Empresários de Cafeterias de Especialidades de Pernambuco (ASCAPE).

Segundo o presidente da ASCAPE, Daniel Oliveira, a proposta do festival este ano é reaquecer o mercado de cafeterias, que foi bastante impactado na pandemia, principalmente durante o período de quarentena mais rígida, quando as cafeterias não podiam funcionar, presencialmente. "No início da pandemia, infelizmente, tivemos vários associados que fecharam as portas. Com muito esforço, as cafeterias que se seguraram ‘vivas’ encontram-se com dificuldades para reverter os prejuízos acumulados, mas esperançosas na melhoria pós pandemia", conta o presidente da ASCAPE.

Dessa forma, o Recife Coffee é um movimento que vem para ajudar não só na divulgação do café especial, mas também para aumentar a visitação às cafeterias e, consequentemente, elevar a entrada de recursos. "Certamente, o festival vem para ajudar a reaquecer o setor das cafeterias especiais. Será presencial, mas seguindo os protocolos sanitários e de saúde", completa Daniel Oliveira.

Nesta sexta edição, a expectativa é que mais de 120.000 pessoas circulem pelas cafeterias durante o mês do Recife Coffee. Entre as novas cafeterias participantes do Recife, temos a Contém Café, O Melhor Cantinho da Cidade, Palatsi Convenience Coffee Shop, Artisano Café e Cozinha, Aurora Café, Santa Clara (Graças e Parnamirim) e Versado Cafés Especiais. Das veteranas da capital pernambucana, participam: A Vida é Bela Café, Café com Dengo, Café mais Prosa, Castigliani Cafés, Coffee Cube, Ernest Café Bistrô, Grãocheff, Kaffe Torrefação e Treinamento, Lalá Café e Cozinha Afetiva, Livraria da Praça, e Tokyos Café.

De Olinda, estão no circuito Xero Café (pela primeira vez), Olinda Café e Zoco Café. Participam ainda Fridda Café, que fica em Jaboatão dos Guararapes, e o Café de Bule, representando Petrolina, no Sertão do Estado. No cardápio do festival, várias opções de cafés especiais, como espresso, coado e cold brew (extraído a frio), com combinações diversas. Para acompanhar, um salgado e uma sobremesa, com algumas cafeterias oferecendo sugestões vegetarianas e sem glúten.

O Recife Coffee conta com patrocínio do Método Koar e Coffee bar, apoio do Sebrae e tem parceria com as torrefações Selen Café, Kaffe Torrefação, Café do Brejo, Santa Clara e Versado. Mais informações pelo Instagram oficial do evento.

*Da assessoria de imprensa

COMENTÁRIOS dos leitores