Camila Pitanga sobre bissexualidade: 'meu modo de viver'

Atriz falou de sua orientação sexual em entrevista à revista Claudia

por Paulo Uchôa sab, 20/11/2021 - 10:26
Reprodução/Instagram/@caiapitanga Camila Pitanga fez reflexão sobre sua bissexualidade: 'Não se trata de um panfleto ou lição de moral para ninguém' Reprodução/Instagram/@caiapitanga

Camila Pitanga é um dos grandes nomes da arte brasileira. Dona de um talento arrebatador, a atriz tornou-se alvo de críticas em meio à pandemia da Covid-19. Após assumir um namoro com Beatriz Coelho, Camila gerou revolta em alguns membros da patrulha do conservadorismo. Atualmente namorando o professor Patrick Pessoa, ela refletiu sobre a sua bissexualidade em um bate-papo com a revista Claudia.

"Agora, mais do que nunca, fomos convocados a não abrir mão da liberdade, seja a minha, a de quem me cerca, seja a de quem pensa diferente de mim. Quando pessoas acham que têm autoridade para serem preconceituosas, sem pudor, a gente não pode recuar. Não dá para abrir espaço para o obscurantismo e o julgamento dos outros", disse.

Ainda na entrevista, Camila reforçou sua segurança com sua orientação sexual: "Nada como ter a idade que tenho para entender que a minha vida ou quem eu amo não tem a ver com o outro. Não se trata de um panfleto ou lição de moral para ninguém. É só o meu modo de viver, de amar e existir. Se respeitarmos um ao outro, teremos uma vida mais interessante, mais plural".

Firme em suas decisões, a filha dos atores Vera Manhães e Antonio Pitanga garantiu que, hoje, está muito mais ligada com suas vontades. "Trilho uma trajetória de maturidade e envelhecimento com saúde, amor próprio e aceitação de fissuras e medos. Hoje, encaro meus passos em falso com leveza e compreensão mais amorosa do que antes; eu era uma general comigo mesma", contou.

No último dia 16, Camila Pitanga surpreendeu muita gente ao anunciar sua saída da Globo. Ela disse na ocasião que a decisão de deixar a emissora não foi nada fácil: "Tomar a decisão não foi fácil, aliás, foi bem difícil e ela demorou muito. E hoje sei que não fazer mais parte do formato de contrato fixo não quer dizer que não farei mais parte da Globo, pois o que construímos é eterno e minha relação com essa casa que me acolheu é para sempre". A atriz trabalhou no canal durante 25 anos.

Após dizer que estava deixando a emissora, Camila celebrou nas redes sociais sua contratação pela HBO Max. Ela fez questão de frisar que o atual momento é de renovação. "Para mim é um recomeço. E um recomeço de um lugar que me inspira tanto quanto meus olhos de criança ao ver a mágica de meus pais; que me deixa curiosa tal qual quando comecei a estudar teoria teatral; e que me instiga gigante que parece uma estreia – daquelas que você não sabe o que esperar até sentir a resposta do público", explicou.

Além de exercer na plataforma de streaming sua função de atriz, Camila Pitanga será criadora de conteudo. A eterna intérprete da personagem Bebel, da novela Paraíso Tropical, afirmou também que vai assinar seus projetos como produtora executiva: "O que isso significa? Que estarei atenta para realizar conteúdos relevantes e brasileiros".

COMENTÁRIOS dos leitores