Comitê criado para discutir o Carnaval prega cautela

Encontro reuniu de forma on-line representantes de Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Belo Horizonte

por Paulo Uchôa ter, 30/11/2021 - 09:04
Marcos Pastich/PCR Representantes de cinco capitais brasileiras participaram de uma reunião sobre os rumos do Carnaval 2022 Marcos Pastich/PCR

As incertezas sobre a celebração do Carnaval no ano que vem continuam gerando repercussão. Para que o assunto seja destrinchado com cautela, foi realizada a primeira reunião do comitê executivo entre as capitais nacionais. Na noite dessa segunda-feira (29), representantes do Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Belo Horizonte participaram de um encontro virtual, com intuito de solucionar os rumos dos festejos carnavalescos de 2022.

O debate pontuou as vivências ocasionadas pelo avanço das vacinas e também o combate à Covid-19, levando em conta aspectos para saber se existe possibilidade de executar as comemorações do Carnaval sob as recomendações dos órgãos sanitários. A reunião mostrou inúmeras realidades das cinco capitais como o número de leitos ocupados ou desativados, mortalidade, sazonalidade, entre outras dimensões da pandemia.

"Foi possível compartilhar informações e trocar experiências naquilo que cada cidade tem feito para avaliar a possibilidade de realizar carnaval ou não. É preciso projetar os indicadores e possíveis cenários. Mas, a palavra que balizará toda e qualquer decisão é cautela", disse o secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, Felipe Matos, representante da Prefeitura do Recife.

E completou: "De toda maneira, a gente ressalta que nesse momento é muito importante que todo mundo continue buscando a vacina, porque a cobertura vacinal, independente da decisão que seja tomada, é muito importante para que a gente consiga conter a pandemia".

A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, que esteve também no encontro on-line, ilustrou no contexto técnico o atual cenário da pandemia da Covid-19. Luciana mostrou um paralelo entre os países com aumento de casos, os que têm a nova variante detectada e também sobre como se comporta a Síndrome Respiratória Aguda Grave nas cinco regiões do Brasil.

"A cobertura vacinal da população acima de 12 anos é de 67% e nossos dados apontam que em janeiro podemos chegar a 90% da nossa população vacinada com duas doses. Vivemos hoje um momento de flexibilização das regras de convivência. Mas precisamos insistir que a vacinação é o caminho mais eficaz para conter a pandemia", explicou a gestora. Nas próximas semanas, outros encontros deverão acontecer para articular o futuro do Carnaval.

COMENTÁRIOS dos leitores