Dom Silver: do lírico ao popular, a nova promessa do brega

‘Afilhado’ (e empresariado) da Rainha do movimento, Michelle Melo, o cantor surge com a proposta de inovar no segmento. Nesta quarta (1º), ele lança o clipe de seu primeiro hit, ‘Cabaré das Torres’

por Paula Brasileiro qua, 01/12/2021 - 14:30
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens Com uma fusão de ritmos, Dom Silver quer trazer 'nova pegada' ao brega. Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

Em Pernambuco, o brega reina quase absoluto entre os ritmos que mais embalam a população. De tão querido e importante para a cultura do estado, o ritmo já ganhou o título de Patrimônio Imaterial Cultural do Recife e é quase que unanimidade entre o público. Tal sucesso, no entanto, não impede que as novidades surjam remodelando sua musicalidade e agregando a ela novas tendências. É o que pretende fazer o estreante Dom Silver, que chega à cena trazendo uma ousada fusão de ritmos - usando elementos que vão da música erudita à tradicional sonoridade eternizada por Reginaldo Rossi - e a proposta de inaugurar uma nova fase no movimento. 

Em seu ‘cartão de visita’, Dom Silver já ostenta o primeiro hit, a música ‘Cabaré das Torres’. A faixa, uma sacada do produtor Raphael Formiga, um dos mais requisitados produtores do brega e responsável pela virada na carreira de um de seus maiores ícones, Michelle Melo, foi produzida em apenas 48 horas, pouco após um áudio sobre uma suposta farra em um condomínio de luxo do Recife viralizar na internet. O mix de ritmos e a letra descontraída propostas pelo produtor encontrou respaldo na desenvoltura de Dom e a canção rapidamente caiu nas graças do público. No Instagram do cantor, o aumento dos números de views e curtidas dão sinal do sucesso.

O estreante vai do viral ao romantismo em seu repertório. Foto: Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

Dom Silver, segundo ele próprio, é um “personagem”, o “solteirão” disposto a curtir noitadas, porém, “galanteador e Dom Juan”, um “cavalheiro” que não dispensa o romantismo. O cantor, que tem um pézinho na música erudita, tendo se dedicado durante um período ao estudo de canto lírico, performa muito à vontade também nos ritmos populares tornando-se, assim, um exemplo vivo de que não há cultura maior ou menor, sendo possível que todas coexistam na mais perfeita harmonia, seja qual for o espaço e para todos os públicos, basta querer ouvir. 

Sendo assim, em seu trabalho, conduzido pelo produtor Raphael, Dom acaba misturando referências de universos bastante distintos, mas que juntas funcionam muito bem. O cantor já batizou a novidade de ‘brega formigueiro’ e explicou o motivo da escolha desse nome durante entrevista exclusiva ao LeiaJá. “O Formiga meio que criou um novo ritmo - ele não quer que eu fale isso -, mas ele misturou todos os ritmos que o brega contempla e eu chamo de brega formigueiro porque se você abrir a mala do carro e colocar pra tocar, onde for, junta gente”.

Até o compositor alemão Ludwig van Beethoven acabou entrando nesse brega. Em ‘Cabaré das Torres’, uma sutil referência ao clássico ‘Für Elise’ foi adicionado para dar um molho ao refrão e torná-lo, como se diz no meio musical, ‘chiclete’, uma vez que foi popularizado à exaustão ao virar toque de celular. “A música é lindíssima, bem maior do que esse tema que a gente costuma ouvir. Então, pegamos esse tema e colocamos por baixo da melodia. As pessoas geralmente não percebem, mas isso ajuda a fixar a melodia e a letra na cabeça das pessoas”, disse Dom. 

O artista está sendo produzido por um dos nomes mais requisitados do brega, o produtor Raphael Formiga. Foto: Rafael Formiga/LeiaJáImagens

Raphael Formiga também falou ao LeiaJá sobre essa ‘nova tendência’ do brega. O produtor revelou que à musicalidade de Dom foram adicionados o arrocha baiano, o calypso paraense e o teclado mais tradicional da música de Reginaldo Rossi. “Não é um ritmo novo, é uma pegada nova, pegamos elementos de todos os ritmos que são do brega e juntamos numa coisa só”, frisou. 

Aliado a isso, a produção conta também com elementos ligados ao mundo da internet. As tendências que rondam aplicativos de ‘dancinha’ com potencial viral, de preferência, acabam entrando no caldeirão. Os objetivos de toda essa ‘misturada’ são, além de renovar a musicalidade do movimento, atrair novos ouvintes e, claro, colocar todo mundo para dançar. “O brega do Dom Silver quer atrair um novo público pra essa pegada gostosa de você dançar. A gente tem o Dom que vem puxando essa pegada, Michelle (Melo) também - a gente tá preparando pra fazer (uma música) junto com o Dom -, tem a banda Metida que é uma proposta nova, tudo vai ser de acordo com o andar da carruagem, e o Dom vai sair puxando todo mundo”, explica Formiga. 

'Cabaré do Dom'

O hit 'Cabaré das Torres' nasceu em apenas 48 horas. Foto: Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

Para entregar ainda mais para esse novo público que vem se formando, Dom Silver lança, nesta quarta (1º), o videoclipe de ‘Cabaré das Torres’. Com direito a 'megaestrutura', o vídeo  roteirizado e dirigido pelo produtor musical Raphael Formiga, foi gravado em um hotel de luxo no litoral sul pernambucano e contou até com a participação do influenciador David Brazil. 

O clipe ilustra a história viral que deu origem à canção, mostrando uma grande farra em um suposto condomínio de luxo, com garotas, muita bebida e um morador milionário que deixa um valor extra no caixa do condomínio para cobrir as multas pelos seus excessos. Dom garante que esse é só o início dessa história que promete ir muito além dessa primeira ‘festinha’. “Nosso objetivo não é se fixar nessa história das torres, é ter uma história própria. Quem transforma o apê no cabaré é o ‘rei do cabaré’ e isso pode ser feito em qualquer apartamento, qualquer casa, é uma brincadeira”.  

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores