Músico paraense realiza turnê de motocicleta pelo Brasil

Mauro Mamute, apaixonado por motos e rock, leva esperança para as pessoas com seu projeto musical "on the road"

sex, 03/12/2021 - 12:58
Arquivo pessoal Mauro Mamute e sua moto: música na estrada Arquivo pessoal

O cantor, compositor e guitarrista paraense Mauro Mamute está lançando um novo projeto. O músico viaja por cidades do Brasil de motocicleta, a qual adaptou em setembro deste ano, com o objetivo de levar esperança e cultura para as pessoas. Ele deu início às apresentações gratuitas em novembro, em Florianópolis, Santa Catarina.

Mauro ingressou cedo no mundo da música, aos 9 anos, quando brincava de ser artista. Três anos depois, ele ganhou o primeiro violão. “Aos 16 anos, não teve jeito. Apesar de os meus pais serem contra eu ser músico, tive que enfrentá-los e sair de casa, já me tornando músico profissional, e ganhar meu sustento. Logo depois eles me abençoaram e hoje sou o orgulho deles”, conta.

O músico relata que nasceu no samba e se criou no rock’n’roll. As influências que teve, segundo Mauro, foram o tio Osmar "Nezito" e o primo Caio Chaves. “Mas de todos os artistas que eu vi e estudei, dois ficaram gravados para sempre em minha memória, Jimmy Hendrix e Jimmy Page. Quando eu os vi, tinha apenas 9 anos de idade. Não entendia e nem sabia quem eram, eu só queria tocar e ser igual a eles”, lembra.

Ele destaca alguns momentos importantes da carreira, como a primeira apresentação em um palco profissional e ter sido o primeiro e único artista a entrar de motocicleta no teatro Margarida Schivasappa, em Belém. “Também tem as gravações dos 15 álbuns que nunca lancei oficialmente. E a minha inesquecível apresentação na Europa”, acrescenta.

Mauro diz que sempre foi apaixonado por motos e pelo rock. Educador, viajou por todo o Brasil com o projeto “Educação e Rock ‘n’ Roll”, que ajudou mais de cinco mil crianças a saírem das ruas e voltarem a estudar, apesar dos desafios de inserir a música na educação brasileira. “Até hoje carrego comigo esse lema, a educação e o rock and roll como propósito da minha vida”, afirma.

Após passar por várias adversidades durante a pandemia, Mauro conta que decidiu se reinventar e criou o projeto “MotoRPlug Rock ‘n’ Roll, Mamute na estrada”, em homenagem aos amigos vítimas da covid-19. “Visito lugares inusitados como asilos, presídios, escolas e praças, levando show de graça em cima da minha motocicleta Harley Davidson. O objetivo é transmitir a esperança, cultura, paz e a boa música para as pessoas de pouco acesso”, explica.

Para o músico, esse projeto lhe devolveu a vida e a esperança de dar continuidade à carreira. Além disso, ele também pretende realizar um documentário no futuro. “Eu quero, com isso, que as pessoas também se encontrem em seus objetivos pessoais, que sejam felizes, cada um a sua maneira. Que a vida segue e que não estamos sozinhos”, diz.

Mauro Mamute vai viajar do Rio Grande do Sul a Belém, onde tem família. Em sequência, vai para o Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina, como mochileiro.

Mamute afirma que a relevância da iniciativa criada por ele está no incentivo da realização dos sonhos das pessoas, e que o projeto transmite uma mensagem positiva, havendo troca de energia e solidariedade entre elas. “Cria-se um movimento de doações e ajuda a quem precisa. 'MotoRPlug' é mais que andar de motocicleta e tocar rock and roll. É família, amizade e irmandade entre as pessoas”, ressalta.

A expectativa do músico é deixar o legado da arte, da música e da motocicleta dele para os seus descendentes e ser o primeiro artista a tocar em cima de uma motocicleta Harley Davidson por toda a América Latina. “Que o 'MotoRPlug' seja expandido como movimento educativo cultural e humanista, e que outros tenham a coragem e façam o mesmo em suas motocicletas”, diz.

Canal de Mauro Mamute no Youtube: https://www.youtube.com/c/MAUROMAMUTE.

Por Isabella Cordeiro.

 

COMENTÁRIOS dos leitores