Hermeto Pascoal lança álbum reeditado no formato CD
Lançado em 1970 nos Estados Unidos, o disco tem produção musical de Airto Moreira e Flora Purim
Em 1970, Hermeto Pascoal apresentou o primeiro álbum solo após ter lançado discos com grupos como Quarteto Novo e Brazilian Octopus, mas de curta duração. Com o nome de Hermeto, o álbum foi gravado no A&R Studios em Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde o compositor e multi-instrumentista viajou em 1969, a convite de Airto Pereira e Flora Purim que assinam a produção musical de "Hermeto", disco que ganha reedição em CD e LP. A previsão é que o álbum esteja disponível a partir do dia 20 de maio, pelo Far Out Recordings, após 52 anos da estreia do álbum original.
Gravado com músicos norte-americanos de jazz, instrumentistas do tubista Don Butterfield (1923-2006), do saxofonista Joe Farrell (1937-1986) e do contrabaixista Ron Carter, além dos toques da bateria e da batida de Airto Moreira, o álbum "Hermeto" é expressado pela forma livre de moldes como o artista apresentou o repertório composto por oito temas.
Um tema, "Flor do amor", veio com a assinatura de José Neto Pascoal, irmão de Hermeto. Os demais Coalhada, Hermeto, Guizos, Alicate, Velório, As Marianas e Fabíola, pela ordem do LP original, são temas da lavra do próprio Hermeto Pascoal. ``Alicate, As Marianas e Velório'' são faixas gravadas com vocais de Flora Purim e Guizos é apresentado na gravação por Googie Coppola. Com arranjos do próprio músico, o álbum Hermeto foi lançado pela gravadora norte-americana Buddah Records com capa que expõe o artista em foto de Hal Wilson.
Por Camily Maciel