Relembre a vida e obra de Giovanni Giorgio Moroder

Nesta terça-feira (26), o músico Giovanni Giorgio Moroder completa 81 anos; artista que revolucionou no uso de sintetizadores e na música disco, tornou-se referência para grupos contemporâneos como Daft Punk

por ter, 26/04/2022 - 18:31
Instagram/ @giorgiomoroder Instagram/ @giorgiomoroder

O compositor e produtor musical italiano Giovanni Giorgio Moroder completa 81 anos nesta terça-feira (26). Apelidado de “o pai do disco”, Giovanni é amplamente considerado como precursor da música eletrônica e do que viria a ser conhecido como “euro-disco”. Ao importar os sintetizadores, até então só usados para a sonoplastia de filmes, serviu de grande influência para diversos gêneros musicais como o techno, house, new wave, Italo disco etc.

A carreira de Giovanni começou na década de 70, em Munique. Em seu início, discotecava em casas noturnas de sua cidade natal. Moroder fundou sua própria gravadora, conhecida como Oasis Records, que anos depois viria a se tornar uma parte da Casablanca Records, um selo maior de música eletrônica europeia.

Giovanni também é fundador do antigo Musicland Studios, em Munique. Este estúdio foi usado por muitos artistas renomados, incluindo The Rolling Stones, Electric Light Orchestra, Led Zeppelin, Deep Purple, Queen, Elton John e outros. Moroder tornou-se popular do grande público ao produzir grandes sucessos da diva disco Donna Summer, no fim dos anos 70. Entre os sucessos que saíram da parceria dos dois estão “Love to Love You, Baby”, “I Feel Love”, “MacArthur Park”, “Hot Stuff”, “Bad Girls”, etc.

Nos últimos anos, Giovanni foi homenageado pela dupla francesa de música eletrônica Daft Punk. Diferente do que se possa pensar, não foi convidado para compor com a dupla, mas para uma entrevista. A canção “Giorgio by Moroder” é uma ode ao compositor, uma das bases da música eletrônica contemporânea. Na música, o som da entrevista é usado em uma espécie de colagem, como um mini documentário musical que percorre várias fases da vida do compositor.

“Uma vez que você liberte sua mente do conceito de harmonia e música ‘corretas’, você pode fazer o que quiser. Ninguém me disse o que fazer, e não havia concepções prévias sobre o que eu deveria fazer.”, disse Giorgio.

Por Matheus de Maio

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores