Dinah Perry lança curta-metragem inspirado em Dostoiévski
Conteúdo poderá ser conferido com acesso grátis no YouTube
No dia 10 de maio, próximo domingo, a coreógrafa e bailarina Dinah Perry lança o curta-metragem Dostoiévski – em 9 cenas, que pode ser conferido com acesso grátis no YouTube. A obra reúne os episódios da série audiovisual, iniciada em setembro de 2021, composta por cenas de aproximadamente um minuto de duração cada.
O projeto traz um novo olhar de Dinah para a arte contemporânea, no qual mescla técnicas de dança, teatro e performance em uma sensível captação com a câmera de vídeo. Ela assina concepção e direção do trabalho que tem como intérprete o bailarino Rogério Maia, também coreógrafo e maitre de dança clássica e contemporânea.
"Apresentamos agora a conclusão do projeto Dostoiévski que funde as técnicas das artes cênicas, costuradas pela sutileza. As oito cenas já lançadas traçam a linha do processo de investigação, que pode ser observada em continuidade nesse minidocumentário performático", afirma a artista.
Inspirado na obra de filósofo russo Fiódor M. Dostoiévski (1821-1881), o curta produzido por Dinah Perry experimenta a dança em uma concepção diferente de seus demais trabalhos. "Em Dostoiévski - em 9 cenas a dança submerge no corpo, praticamente em repouso. As cenas captadas trazem a dança - pelos ângulos e movimentos de câmera - em um jogo que alterna sensações do impressionismo e do expressionismo", explica.
Com trilha sonora de Igor Stravinsky (Orpheus), o conteúdo reflete sobre o desamor, o amor e a solidão no mundo atual. Segundo Dinah, a ideia surgiu para cumprir sua trajetória de criações e fundamentar sua estética, registrada no livro (digital) Fórmula de Técnica Autoral em Dança, na qual defende o processo de construção e desconstrução da arte cênica.
"Eu quis aproveitar o momento de turbulências que estamos vivendo, no Brasil e no mundo, para mostrar delicadezas do corpo, amor e sensibilidade pela ótica do cinema", pontua Dinah Perry.
Da assessoria