Quatro filmes para entender a Primeira Guerra Mundial

Nesta terça-feira (28) faz 108 anos do assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, acontecimento que iniciou a Primeira Guerra Mundial

por Matheus de Maio ter, 28/06/2022 - 16:13
 Foto/Reprodução: They Shall Not Grow Old/Peter Jackson Foto/Reprodução: They Shall Not Grow Old/Peter Jackson

O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, então herdeiro do Império Austro-Húngaro junto a sua esposa, duquesa Sophie, é considerado por historiadores como o episódio decisivo para que a Primeira Guerra Mundial tivesse seu início. A morte do nobre e figura importante da política europeia aconteceu em um atentado executado no dia 28 de junho de 1914, em Sarajevo, atual capital da Bósnia e Herzegovina, na época, província da Áustria-Hungria.

O assassinato foi planejado pelo ativista sérvio Gavrilo Princip, membro do grupo “Jovem Bósnia” (organizaçã que reunia sérvios, croatas e bósnios). O assassinato, segundo Gavrilo, serviria para causar o rompimento de provincias eslavas da Áustria-Hungria, para que posteriormente pudessem se reunir em uma Grande Sérvia, ou “Iugoslávia”.

Na matéria de hoje, conheça filmes que você pode assistir para entender melhor esse período da história, confira:

Nada de Novo no Front - Lewis Milestone (1930)

Um grupo de estudantes alemães é convencido por um professor excessivamente nacionalista a se alistar no Exército durante a Primeira Guerra Mundial. Ao testemunharem morte e mutilações, o heroísmo dá lugar aos horrores e às tragédias da guerra.

Lawrence da Arábia - David Lean (1962)

Graças ao seu conhecimento dos beduínos, o oficial britânico T.E. Lawrence é enviado à Arábia para encontrar o príncipe Faisal e servir de ligação entre árabes e ingleses na luta contra os turcos. Com a ajuda do nativo xerife Ali, Lawrence se rebela contra as ordens de seus superiores e enfrenta uma jornada através do deserto para atacar um porto turco bem protegido.

Glória Feita de Sangue - Stanley Kubrick (1957)

Durante a Primeira Guerra Mundial, o General Comandante Broulard ordena que seu subordinado, o general Mireau, ataque a trincheira alemã, oferecendo-lhe uma promoção como incentivo. Embora a missão seja imprudente ao ponto de suicídio, Mireau manda seu próprio subordinado, o coronel Dax, planejar o ataque. Quando o plano termina em desastre, o General Mireau exige a corte marcial de três soldados, aleatoriamente escolhidos para manter as aparências.

Eles Não Envelhecerão (Documentário) - Peter Jackson (2018)

Por mais que a Primeira Guerra Mundial tenha terminado há mais de 100 anos, ainda hoje existem diversos materiais capturados por câmeras que jamais foram liberados ao público. Junto a uma equipe de pesquisadores e restauradores, o cineasta Peter Jackson reuniu vídeos e trechos extremamente impactantes e fez uma remontagem através da perspectiva cronológica dos detalhes mais sórdidos e intimistas da época.

 

COMENTÁRIOS dos leitores