Brincantes de Pernambuco promovem folia em São Paulo

Evento será realizado na capital paulista neste final de semana

qua, 10/08/2022 - 18:51
Aurelio Velho Brincantes de Pernambuco promovem folia em São Paulo Aurelio Velho

Neste fim de semana, os grupos Daruê Malungo, Frevança e Orquestra de Bolso se unem ao Dragão do Eu Acho é Pouco e aos Bonecos Gigantes de Olinda, assinados por Silvio Botelho, para mais dois dias de programação gratuita na Rua Central do Sesc Pompeia, em São Paulo.

As apresentações, que fazem parte do projeto Brincantes de Pernambuco e ocorrem neste sábado (13) e domingo (14), homenageiam os 115 anos da existência oficial do Frevo e os 10 anos do ritmo eternizado como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Quem abre a programação no sábado é o grupo Daruê Malungo, que entra em cena às 14h. O grupo, que é um dos mais lendários centros de cultura afro e foi, inclusive, muito importante para a formação das raízes do movimento Manguebeat, atua envolvendo crianças da comunidade Chão de Estrelas com a música, a dança, o teatro e com as manifestações culturais de afirmação afro.

Em seguida, a partir das 15h, simultaneamente, se apresentam os Bonecos Gigantes de Olinda, os passistas de frevo do grupo Frevança - companhia oficial de dança de Frevo - e a Orquestra de Bolso, que faz parte do movimento de renovação do frevo, com a proposta de tocar o ritmo de janeiro a janeiro e não apenas durante o Carnaval.

Às 15h30 quem entra na folia é o Dragão do Eu Acho é Pouco, um símbolo imagético do Carnaval de Olinda e uma das marcas da folia de rua de Pernambuco. As apresentações serão encerradas às 17h e repetidas no domingo.

No sábado, o público poderá conferir o surgimento de um novo boneco gigante, o Pompeia, que será batizado pelo público e pelos bonecos gigantes de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, em celebração aos 110 anos de seu nascimento; e de Chico Science, para festejar os 30 anos do manguebeat, movimento do qual Chico foi precursor.

As apresentações marcam o encerramento do projeto Brincantes de Pernambuco, que iniciou a temporada em julho, com apresentações de grupos de bois e cavalo marinho no Sesc Pompeia. Para o encerramento, foi realizado um recorte simbólico das manifestações culturais que melhor representam a alegria da cultura popular de Olinda e do frevo. Assinam a organização do projeto, os produtores Roberta Barbosa, Jadion Helena, Marcelo Tomé (SP), Jorge Riba e Tactiana Braga.

Serviço

Brincantes de Pernambuco

13 e 14 de agosto | às 14h e 17h

Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93 - Pompeia - São Paulo

Entrada gratuita

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores