Livro 'bcubico' ganha lançamento inédito no Recife

Publicação reaviva trajetória de espaço dedicado às imagens em movimento

qui, 25/08/2022 - 18:16
Beto Reis Livro 'bcubico' ganha lançamento inédito no Recife Beto Reis

Reavivar e celebrar a trajetória de um espaço dedicado às imagens em movimento é o propósito do livro-arquivo bcubico, que será lançado no próximo dia 30 de agosto no Recife, no Teatro do Parque, às 18h30. Com organização de Edson Barrus e yann beauvais, a publicação reúne experiências e artistas do espaço homônimo ativo no Recife entre 2011 e 2015.

A programação de lançamento conta com distribuição gratuita da versão impressa do livro e apresentação da vídeo-instalação Line describing a cone de Anthony McCall. O livro trilíngue é gestado em torno da experiência do espaço bcubico criado pelos artistas Edson Barrus e yann beauvais, que existiu por quase cinco anos na capital pernambucana.

A publicação tem por objetivo atestar a importância de uma experiência inédita no campo da exibição e compartilhamento de formas de arte contemporânea, questionando uma história comum dos espaços expositivos. O livro reúne textos de Ana Lira, Anthony McCall, Edson Barrus, eRikm, Jean-Michel Bouhours, Keith Sanborn, Malcom Le Grice, Matthias Müller, Nathalie Magnan, Peggy Ahwesh, Recombo, Ricardo Ruiz, Thomas Köner, Yann Beauvais, Ж e outros atores culturais.

"O livro bcubico é um projeto que pensamos para celebrar o laboratório que eu e o Edson criamos em 2011 no Recife. Eram exibidos filmes, ministrava-se cursos de cinema experimental, atividades pedagógicas de cinematografia, era uma relação com filmes, vídeos e arte digital", explica Beauvais. A obra conta com textos analíticos, reflexões e testemunhos, e transcrições de determinadas intervenções, entre as 17 exposições, 29 encontros e 110 palestras viabilizadas no e pelo espaço.

Em 2021, o livro ganhou pré-lançamento em formato de live,  integrando a  programação do VII Festival Dobra — Festival Internacional de Cinema Experimental.  A live contou com acesso livre pelo YouTube e Facebook do MAM Rio — Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Na ocasião, os organizadores compartilharam sobre o processo de construção e organização do material, apresentando um preview do conteúdo. A versão digital de bcubico e live de pré-lançamento estão disponíveis gratuitamente no site.

Montada originalmente em 1971, a apresentação de Anthony McCall (Line describing a cone) com duração de 30 minutos, trabalha abertamente com a dimensão háptica do cinema. A luz e a projeção, dois dos elementos constitutivos mais básicos do cinema, não são mais os meios transparentes que codificam a imagem figurativa e a tornam visível: eles são a figuração da própria imagem e ganham em tangibilidade ao passo que podem ser acessados tatilmente pelos espectadores, que são incentivados a deambular pelo espaço expositivo.

O bcubico conta com organização de Edson Barrus e yann beauvais; coordenação editorial de Ж (.txt texto de cinema); produção executiva da Experimento Produções; produção de Rose Lima, design de Carla Lombardo; tradução por Cida Sá Leitão, Catarina Schlee Flaksman, Edson Barrus, Lucas Murari, Mabuse, Maria do Carmo Nino, Pedro Palhares,  yann beauvais,  Yuri Yaz e Walter Vector; revisão de Antoine Idier (francês e inglês) e Fernanda R. Braga Simon ( português). Tem incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura  e conta com apoio da CEPE - Companhia Editora de Pernambuco, que estará com estande de vendas no Teatro do Parque.

*Da assessoria

 

COMENTÁRIOS dos leitores