Fundaj e Oficina Francisco Brennand promovem seminário
Programação traz painéis com importantes nomes das artes visuais
Pela primeira vez, a Oficina Francisco Brennand e a Fundação Joaquim Nabuco se unem institucionalmente para celebrar a obra e história de um dos mais prestigiados artistas do país. Entre 21 e 25 de setembro, as instituições promovem, no Cinema da Fundação/Museu (Casa Forte) e na Oficina (Várzea), o seminário internacional Francisco Brennand: a Oficina como território com uma programação de palestras e filmes que visam a fomentar e difundir a arte, a memória e a história social do escultor, pintor e pensador pernambucano – falecido em 2019.
Entre os palestrantes, estão curadores e pesquisadores como Paola Santoscoy (México), Tício Escobar (Paraguai), Clarissa Diniz, Júlia Rebouças, Rose Lima e Jacob Klintowitz.
"A obra singular de Francisco Brennand permanece e inspira. Tudo o que diz respeito à sua arte provoca curiosidade e tem uma forte identidade. Essa parceria, com a realização do seminário, mostra de cinema e curso formatado em parceria com o Museu do Homem do Nordeste, trará para o público novas reflexões e olhares sobre a arte e a cultura do Nordeste. A Fundaj, como instituição que atua na região, tem esse compromisso. Trazer para o debate a obra de Brennand é levar para o público a genialidade desse artista, proporcionando que cada vez mais seu nome e arte sejam perpetuados", ressalta o presidente da Fundaj, Antônio Campos.
Ingrid Melo, Diretora de Operações da Oficina Francisco Brennand, pontua: "Este seminário acontece no âmbito da celebração dos 50 anos da Oficina Francisco Brennand, iniciada em novembro de 2021, o que pra nós é motivo de bastante alegria, e é o primeiro projeto que se desdobra a partir dessa importante parceria firmada com a Fundaj. Temos interesse recíproco em promover cooperações técnicas e diálogos em educação e cultura e, certamente, esta será a primeira de muitas colaborações entre a Oficina e a Fundaj".
A estrutura da programação está alinhada aos eixos temáticos Outros modernismos na obra de Francisco Brennand: reverberações fora de territórios hegemônicos e Reflexões sobre museus de artistas: Oficina Francisco Brennand e seus processos. O primeiro discutirá os movimentos de articulação artística que aconteciam em Pernambuco e no Nordeste, analisando como tais movimentos se aproximavam ou se distanciavam dos adventos modernistas que ocorreram na década de 1920, mas que continuaram a borbulhar principalmente nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.
O painel também insere na discussão as parcerias entre Francisco Brennand com outros artistas e intelectuais contemporâneos a ele como Aloísio Magalhães, Ariano Suassuna, Cícero Dias, Lina Bo Bardi, Paulo Freire, Vicente do Rego Monteiro e Teresa Costa Rêgo. A curadora Clarissa Diniz e o professor Anco Márcio são os convidados do debate que terá a mediação de Gleyce Kelly Heitor, Diretora de Educação e Pesquisa da Oficina Francisco Brennand.
A mesa Reflexões sobre museus de artistas: Oficina Francisco Brennand e seus processos apresentará um debate sobre a criação de museus que antes foram ateliês de artistas, lançando questões de como estes espaços se transformam, quais são suas contribuições para repensar as distintas naturezas institucionais e como construir convivências entre o acervo, a própria espacialidade criada pelos artistas e outras poéticas/processos.
O debate, com mediação de Júlia Rebouças, contará com as participações de Rose Lima, Diretora do Teatro Castro Alves e curadora da exposição comemorativa de 90 anos de Francisco Brennand, e Paola Santoscoy, diretora do Museo Experimental El Eco, na Cidade do México.
O Seminário contempla ainda conferências de dois importantes pensadores no campo das artes, influentes referências em museus nacionais e internacionais. O crítico e curador paraguaio Ticio Escobar mostrará as contribuições de sua pesquisa a respeito das culturas do barro, enquanto o gaúcho Jacob Klintowitz, um especialista no trabalho cerâmico de Brennand, com diversos textos publicados sobre o assunto, apresenta o seu olhar sobre o processo criativo do escultor.
Além da grade de palestras, o evento dividirá com o público uma mostra de cinema composta por um recorte de filmes e cineastas que povoaram o pensamento criativo do artista, um grande apreciador da sétima arte: Maluco Genial (de Ronald Neame); Henrique V (Kenneth Branagh); O Anjo Azul (Josef von Sternberg); Barton Fink e Fargo (Irmãos Cohen); Veludo Azul (David Lynch) e a trilogia As Mil e Uma Noites (Miguel Gomes), além de Francisco Brennand, um filme sobre a sua trajetória dirigido por Marianna Brennand, sua sobrinha-neta, cineasta e Presidente da Oficina Francisco Brennand.
No sábado, dia 24 de setembro, às 11h, o seminário promove uma visita guiada com Júlia Rebouças pela exposição Devolver a terra à pedra que era: 50 anos da Oficina Brennand, uma mostra antológica do artista da qual ela é uma das curadoras (ao lado de Julieta González).
Programação
21/09
Local: Cinema da Fundação/ Museu - Fundação Joaquim Nabuco (Casa Forte)
18h30 às 18h50 - Abertura com Antônio Campos (Fundaj) e Ingrid Melo (Oficina Francisco Brennand)
19h às 19h40 - Mesa Redonda com Mario Helio, Ernesto Barros, Moacir dos Anjos e Júlia Rebouças
20h - Mostra Francisco Brennand - Sessão de abertura
Filme: Francisco Brennand - Dir. Marianna Brennand, Brasil, 2012
Duração: 1h15min
22/09
Local: Cinema do Museu - Fundação Joaquim Nabuco (Casa Forte)
14h30 às 15h30 – Conferência com Jacob Klintowitz
16h às 17h30 - Mesa Redonda com Clarissa Diniz e Anco Márcio. Mediação: Gleyce Kelly Heitor
18h - Mostra Francisco Brennand - 1ª Sessão
Filme: Maluco Genial (The Horse's Mouth) - Dir. Ronald Neame, Reino Unido, 1958 Duração: 1h35min
20h - Mostra de Cinema - 2ª Sessão
Filme: Veludo Azul (Blue Velvet) - Dir. David Lynch, EUA, 1986
Duração: 2h
23/09
Local: Cinema da Fundação/ Museu - Fundação Joaquim Nabuco (Casa Forte)
14h30 às 15h30 - Conferência com Ticio Escobar (PY)
16h às 17h30 - Mesa Redonda com Rose Lima e Paola Santoscoy (MX). Mediação: Júlia Rebouças
18h - Mostra de Cinema - 1ª Sessão
Filme: Fargo - Dir. Irmãos Coen, EUA, 1996
Duração: 1h38min
20h - Mostra de Cinema - 2ª Sessão
Filme: O Anjo Azul (Der Blaue Engel) - Dir. Josef von Sternberg, Alemanha, 1930. Duração: 1h44min
24/09
Local: Oficina Francisco Brennand
11h - Visita com Júlia Rebouças à exposição "Devolver a terra à pedra que era: 50 anos da Oficina Brennand", mostra antológica da obra de Francisco Brennand, como parte das comemorações do cinquentenário da Oficina. Curadoria de Júlia Rebouças e Julieta González.
Local: Cinema do Museu - Fundação Joaquim Nabuco (Casa Forte)
15h - Mostra de Cinema - 1ª Sessão
Filme: Henrique V (Henry 5), Dir. Kenneth Branagh, Reino Unido, 1989
Duração: 2h17min
17h40 - Mostra de Cinema - 2ª Sessão
Filme: Barton Fink - Delírios de Hollywood - Dir. Irmãos Coen, EUA, 1991
Duração: 1h56min
20h - Mostra de Cinema - 3ª Sessão
Filme: A Trilogia As Mil e Uma Noites - Volume 1: O Inquieto - Dir. Miguel Gomes, Portugal, França, Alemanha e Suíça, 2015
Duração: 2h05min
25/09
Local: Cinema do Museu - Fundação Joaquim Nabuco (Casa Forte)
14h - Mostra de Cinema - 1ª Sessão
Filme: A Trilogia As Mil e Uma Noites - Volume 2: O Desolado - Dir. Miguel Gomes, Portugal, França, Alemanha e Suíça, 2015
Duração: 2h11min
16h30 - Mostra de Cinema - 2ª Sessão
Filme: A Trilogia As Mil e Uma Noites - Volume 3: O Encantado - Dir. Miguel Gomes, Portugal, França, Alemanha e Suíça, 2015
Duração: 2h15min
*Da assessoria