José Dumont é retirado de novela após suspeita de estupro

Veterano estava escalado para 'Todas as Flores', do GloboPlay

por Vitória Silva sex, 16/09/2022 - 10:44
Reprodução/TV Globo O ator José Dumont Reprodução/TV Globo

Em decisão divulgada nessa quinta-feira (15), a Globo anunciou que o ator José Dumont, de 72 anos, foi retirado do elenco da novela Todas as Flores, que seria exibida no serviço privado de streaming da emissora, o Globoplay. Diante das suspeitas de estupro e pedofilia, a rede informou ter considerado a gravidade da acusação e disse que não tolera "comportamento abusivo e criminoso". 

“O ator José Dumont estava contratado como obra certa especificamente para a novela ‘Todas as Flores’, a ser exibida no Globoplay. Diante dos fatos noticiados, a Globo tomou a decisão de retirá-lo da novela. A suspeição de pedofilia é grave. Nenhum comportamento abusivo e criminoso é tolerado pela empresa, ainda que ocorra na vida pessoal dos contratados e de terceiros que com ela tenham qualquer relação”, disse a emissora, em nota. 

O festival Cinefantasy, que acontece entre 13 e 25 de setembro, em São Paulo, cancelou a homenagem que faria ao ator na programação deste ano. Veterano da TV brasileira, Dumont já estrelou em clássicos da dramaturgia e cinema nacionais, como Pantanal (1990) e Dois Filhos de Francisco (2005), teria a trajetória rememorada em especial do evento.  

As acusações 

O ator José Dumont foi preso em flagrante na tarde dessa quinta-feira (15), por policiais civis da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), pelo crime de armazenamento de imagens de sexo envolvendo crianças. Os agentes cumpriam mandado de busca e apreensão na casa do ator. Ele foi detido para a sede da DCAV e encontra-se à disposição da Justiça. A audiência de custódia está marcada para esta sexta-feira (16). 

Além da associação à pedofilia, ele também é alvo de um inquérito que o investiga pelo crime de estupro de vulnerável. De acordo com a polícia, ele teria se aproveitado do prestígio e reconhecimento como ator para atrair a atenção de um adolescente de 12 anos, que era fã do suspeito. 

COMENTÁRIOS dos leitores