Mostras competitivas do Recifest começam nesta segunda

Evento será realizado no CineTeatro do Parque

qui, 29/09/2022 - 17:37
Divulgação Mostras competitivas do Recifest começam nesta segunda (3) Divulgação

Nesta segunda-feira (3), a 9ª edição do Recifest – Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero – dá início às mostras competitivas do evento, considerado pela crítica e pelo público como um dos mais importantes do segmento LGBTQIA+ do Brasil.

Com entrada gratuita (disponíveis 1h antes do evento, mediante comprovante de reforço da vacinal), a exibição dos 23 curtas-metragens inscritos e selecionados para concorrer nas categorias de Melhor Filme Nacional – 16 obras disputam o título – e Melhor Filme Pernambucano, com sete concorrentes, acontece até o dia 6 de outubro, sempre a partir das 19h, no CineTeatro do Parque.

Na mostra competitiva, obras de ficção, documentais e experimentais, dirigidas por homens cis, mulheres cis, não binários, travestis e de gênero fluido, pessoas que se identificam como bissexuais, heterossexuais, homossexuais e pansexuais.

A cerimônia de premiação dos filmes vencedores acontece na sexta-feira, dia 7 de outubro, a partir das 20h30, no Cinema da Fundação, seguido da festa de encerramento É Festa Meu Bem!. Antes, das 14h às 16h, a programação será aberta por um debate com os curadores do festival e realizadores dos filmes concorrentes. Às 19h, o festival promove o lançamento do longa-metragem Assim Como o Ar, Sempre nos Levantaremos, um documentário pernambucano de classificação livre com direção assinada por Clara Angélica.

Para a seleção dos filmes das mostras competitivas, o festival contou com a colaboração dos curadores Anti Ribeiro, produtora sônica, educadora e pesquisadora focada na produção de trilhas e dramaturgias sonoras; Felipe André Silva, cineasta e poeta que já assinou a direção de diversos curtas e o livro de poemas sorry.gif; e Mariana Souza, pesquisadora independente e educadora transdisciplinar, além de idealizadora e coordenadora de mostras e oficinas audiovisuais. Para a escolha, os curadores levaram em consideração critérios técnicos, artísticos e éticos.

Nas inscrições, foram admitidos filmes com temática  LGBTQIA+, além de obras realizadas por pessoas que se identificam como pertencentes à comunidade, com qualquer temática. Ao todo, 191 obras foram inscritas na 9ª edição do Recifest. Destas, 166 para a categoria Filme Nacional, com obras de São Paulo (31), Sergipe (1), Santa Catarina (4), Rio Grande do Sul (7), Rondônia (1), Rio Grande do Norte (7), Rio de Janeiro (32), Paraná (2), Pernambuco (1), Paraíba (6), Pará (3), Mato Grosso (1), Minas Gerais (22), Maranhão (2), Goiás (4), Espírito Santo (1), Distrito Federal (4), Ceará (13), Bahia (19), Alagoas (3) e Amazônia (2); e outras 25 para a categoria Filme Pernambucano.

A programação completa está disponível no site oficial do evento. O Recifest é realizado pela Casa de Cinema de Olinda e Olinda Produções, com incentivo do Funcultura PE.

Oficina gratuita

Ainda na programação, de 4 a 6 de outubro, a 9ª edição do Recifest promove a oficina “Linguagem Não Binária”, de forma online, das 9h às 11h, com o professor Iran Melo. A ideia do curso é apresentar uma visão panorâmica sobre a não-binariedade de gênero na língua portuguesa brasileira, abordando, para isso, bases culturais e ideológicas, suas histórias e seus mecanismos de realização, além de promover uma discussão sobre as repercussões desse modo linguístico na educação e na arte.

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores