Luísa Sonza pede desculpa e admite que foi racista

A cantora é alvo de uma ação judicial após confundir uma turista negra com a funcionária de uma pousada em Fernando de Noronha

qui, 06/10/2022 - 08:10
Divulgação O caso ocorreu logo após uma apresentação da cantora na ilha Divulgação

Em um comunidado divulgado nessa quarta-feira (5), Luísa Sonza assumiu que foi racista com Isabel Macedo de Jesus e compartilhou um pedido de desculpas. Antes, ao tomar conhecimento do processo judicial que repercutiu na imprensa, a cantora chegou a alegar que a acusação era absurda e que jamais ofenderia outra pessoa pela cor da pele. 

Na ação por danos morais impetrada no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em 2019, Isabel conta que passava férias em Fernando de Noronha e acompanhava a apresentação da cantora em um festival gastronômico na Pousada Zé Maria quando foi abordada por Luísa, que ordenou que lhe trouxesse um copo com água. 

Isabel informou que não era funcionária do estabelecimento, o que teria deixado Luísa "visivelmente surpresa", destacou na ação. A postura da artista levou a denunciante a crer que o fato decorreu dos seus traços raciais e, por esta razão, registrou uma ocorrência na delegacia de Fernando de Noronha, mas disse que os policiais não ligaram para o caso.

 Com a repercussão na imprensa, em 2020, Luísa Sonza chegou a negar as acusações: "tudo isso pe mentira! Não acreditem nisso! Eu jamais teria esse tipo de atitude", escreveu nas redes sociais. Na época, a assessoria da cantora também informou que o caso era falso e que vinha "em um momento oportunista em razão do crescimento exponencial da carreira da artista". 

Em seu pedido de desculpas, ela reconheceu que reproduziu o racismo estrutural, mas indica que não teve intenção. Luísa também enfatizou que nem ela nem sua equipe quiseram se referir a Isabel como mentirosa. Na nota que teria sido feita junta com Isabel, a cantora pede desculpas a autora do processo e a todos que já sentiram as consequências do preconceito racial. 

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores