Saiba os desafios de cegos que acompanham a Copa do Mundo

por Camily Maciel ter, 13/12/2022 - 20:06
Pixabay/ PublicDomainPictures Pixabay/ PublicDomainPictures

A Copa do Mundo mobiliza grande parte das pessoas a acompanharem os jogos, seja em casas, bares, restaurantes ou até nos estádios. Esse processo é simples: ligar a televisão e assistir aos jogos ou se dirigir até o local da competição. Para as pessoas cegas, esse processo não é tão fácil quanto se imagina.

A escassez de acessibilidade é algo que as acompanha até em grandes competições mundiais. A falta de narração detalhada e audiodescrição são fatores que desafiam até os torcedores mais assíduos.  Apesar da Copa do Mundo do Catar trazer novidades na transmissão, como acessibilidade para pessoas com deficiência, o recurso ainda não está disponível para todos, visto que é oferecido no Brasil em transmissão por assinatura, como a operadora Claro em parceria com o Sportv e o BePlay e não está disponível na TV aberta. Audiodescrição, Libras e legendas fazem parte dos serviços. Basta que o telespectador aponte o celular para o QR Code na tela da TV pelo canal Claro + e acesse o link da transmissão acessível pelo BePlay.  

Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude) em uma entrevista, Ronaldo Tavares, a audiodescrição nas transmissões é um ponto importante que merece atenção dos veículos de comunicação. Essa é uma função que descreve, em forma de áudio, as imagens que aparecem na tela. Assim, as pessoas cegas podem entender o que se passa na televisão. Os desafios são constantes, mas a paixão pelo futebol fala mais alto. O rádio é um aliado nos jogos, por causa dos detalhes narrativos. 

Existe a Lei Brasileira de Inclusão, nº 13.146, que busca “assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania”, como está descrito nas disposições gerais da lei. A Convenção Internacional da ONU também trata dos direitos das pessoas com deficiência.  

COMENTÁRIOS dos leitores