Elieni Tenório inaugura individual "À sombra do meu Eu"

A artista abre a programação de 2023 de exposições do Museu de Arte da UNAMA - Universidade da Amazônia, com mostra de trabalhos inéditos

qua, 08/03/2023 - 10:35

 

A Galeria de Arte Graça Landeira, do Museu de Arte da UNAMA - Universidade da Amazônia, abre nesta quarta-feira (8), às 19 horas, seu programa de exposições de 2023 com a individual da artista Elieni Tenório, intitulada "À sombra do meu Eu". A mostra apresenta um diversificado conjunto de obras inéditas da artista, pontuado por outros trabalhos importantes de sua trajetória, e marca as celebrações do Dia Internacional da Mulher.

A trajetória de Elieni Tenório é uma das mais singulares na arte contemporânea produzida no Pará, especialmente por conseguir encenar com ironia e um forte sex appeal a desenvoltura identitária multifacetada da mulher, seja por meio da pintura, do desenho, das apropriações ou dos objetos.

      A curadoria é dos pesquisadores Jorge Eiró, Mariano Klautau Filho e Yasmin Gomes, numa iniciativa do Museu de Arte da UNAMA e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Linguagens e Cultura (PPGCLC) da UNAMA.

      "À Sombra do meu Eu" é constituída principalmente por obras que buscam uma certa abstração para, sensualmente, aproximar-se de um corpo performativo, objeto central do trabalho. Assim, a exposição se mostra diversa e versátil com pinturas sobre tecido e vinil, objetos e peças que se misturam sobre o corpo dos manequins, conferindo ao eixo da mostra um caráter evidente de instalação.

Junto a esse aspecto tridimensional, a artista recupera os tons mais vivos que caracterizavam suas pinturas anteriores, marcadas pelas narrativas populares, mencionadas anteriormente. “Na produção de objetos, o processo de trabalho tem início com a produção dos esboços, pois os desenhos buscam a melhor adequação dos objetos aos suportes, em particular no que se refere aos manequins, e ainda permitem exercitar as possíveis soluções quanto a arquitetura”, diz a artista.

      Fazem parte da exposição trabalhos de uma das vertentes mais marcantes da produção da artista, em que ela trabalha a tradição do espaço pictórico como espaço teatral. Nele, as cenas revelam narrativas protagonizadas por figuras que remetem às pin-ups dos anos 1940, mas atualizadas sob a atmosfera dos trópicos.

Elieni Tenório, nascida em Mazagão, no Amapá, em 1954, vive e trabalha em Belém. Cursou Extensão em Laboratório e Pesquisa de Artes Plásticas na UFPA - Universidade Federal do Pará. Participou de várias Exposições Individuais no Brasil e no exterior, destacando-se “Obsessão”, Galeria Bellevue-Saal, Wiesbaden, Alemanha-2008. Participou, ainda, das Bienais: 1ª Bienal Internacional de Sorocaba – SP, Brasil; XIV Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira, Portugal; 4ª Bienal de Gravura de Santo André – SP, Brasil; Bienal Internacional de Arte SIART- Bolívia 2009, 15ª, 16ª e 17 Bienal Internacional de Gravura de Sarcelles- França-2011, 2013 e 2015; da Mostra de Lyon de Gravura-França-2011 e da Exposição Coletiva “Evidências”, Kunsthaus, Wiesbaden, Alemanha-2003. Atualmente, participa de uma Mostra de Gravura de artistas paraenses em Amsterdam, Holanda.

Serviço

À Sombra do meu Eu – Individual de Elieni Tenório.

Local: Museu de Arte da Universidade da Amazônia - Galeria Graça Landeira.

Avenida Alcindo Cancela 287.

Abertura: 8 de março, quarta-feira às 19h.

Período de exibição: De 9 de março a 14 de abril.

Horário de visitação: de 14h às 18h, de segunda a sexta.

Do PPGCLC UNAMA.

COMENTÁRIOS dos leitores