Especialistas falam sobre estado da arte circense no país

Esta semana marca do dia do circo, em homenagem ao aniversário do palhaço Abelardo Silva (1897-1973), mais conhecido como Piolin

por Maria Eduarda Veloso ter, 28/03/2023 - 15:23
Foto: Arquivo/Luís Godoy Foto: Arquivo/Luís Godoy

O espetáculo circense chegou ao Brasil no século XIX, com a chegada dos europeus e ciganos. As famílias costumavam se reunir em becos e guetos, compartilhando suas habilidades artísticas, com apresentações que mudavam de lugar e respeitavam o interesse dos espectadores. Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Circo, o O Leia Já conversou com o professor e Doutor em Artes Luís Godoy e o artista argentino Marcelo Lujan, um dos fundadores do Circo Zann sobre o cenário desta arte no país.

“[...] Vivemos dois momentos destrutivos para as artes: governo Bolsonaro e pandemia de covid-19, nos quais os artistas precisaram se reinventar. Os artistas estão precisando se reinventar e buscar cada dia novos meios para mostrar em ampliar seus trabalhos, sem, é claro, banalizar sua arte. Por isso, vejo que cada dia mais o artista precisa ocupar os espaços, sejam esses da arte ou não, virtual ou presencial”, explica Godoy.

Já Lujan acredita que está bem movimentado, com muitos festivais e circos retornando às turnês."Hoje podemos ver novas leis de incentivo e um ano que promete”, diz.

“Com a pandemia, muita gente passou a entender a importância da arte, ficar trancafiado em casa sem arte? Sem a série que tanto ama, sem a música, sem a pintura e etc? As pessoas buscavam isso, desejavam isso. Como diz Nietzsche ‘A arte existe para que a vida não nos destrua’. Então, hoje, falar de arte circense, é falar de uma arte plural, que está presente no espaço físico do circo, do teatro, da rua, do hospital, da escola, do cinema etc. E, no meu caso, da pesquisa científica”, conta o professor.

Ele também defende que a rua deve ser um palco para a arte e são necessárias políticas públicas para fomentar esse tipo de ação. Essa é uma das principais diferenças do Brasil para outros países, que concebem a arte de rua como algo importante. Já, no Brasil “o artista luta para formar sua plateia, justamente por faltar incentivo por parte de políticas públicas mais eficientes, que ao invés de contribuir e reconhecer a arte de rua, em alguns momentos impedem essas de ocorrerem. Precisamos acabar com o viralatismo, como diz o sociólogo Jesse Sousa, de achar que apenas aquilo que é do exterior é bom, aqui nós temos excelentes artistas, só precisamos que haja mais incentivo para esses, e que passemos o povo passe a ver a rua, as praças novamente como um espaço do entretenimento.É preciso que haja um reconhecimento das políticas públicas no Brasil, para que a arte alcance todos os estados, becos, vielas, comunidades indígenas, ribeirinhas, quilombolas, assentamentos, etc”, compara o pesquisador, que já morou na Espanha e no Chile.

MIDIA E CIRCO

Acerca de filmes como o “O Rei do Show” (2017) e “O Palhaço” (2011), Godoy comenta que ambos são importantes para o imaginário coletivo do circo, pois trazem a poética e romantismo do cinema. Mesmo que, em muitos casos, a representação não coincida com a realidade, gera interesse no público. Um dos momentos em que o circo ganhou força, foi justamente por aparecer em veículos de massa “Basta aparecer em um filme, novela, para que determinados grupos na sociedade passem a buscar e se interessar por tais coisas”, esclarece Godoy.

Para finalizar, o artista argentino Marcelo Lujan aconselha quem deseja seguir carreira no circo: “Mesmo difícil é bom continuar e diversificar as técnicas e o jeito de trabalhar, para poder fazer arte por um longo tempo, às vezes escolhemos uma técnica dura para o corpo e vai passando o tempo e não conseguimos dar continuidade, então aqui à diversidade vai dar mais possibilidade para você continuar fazendo arte circense”, finaliza o artista que mora há 27 anos no Brasil. 

COMENTÁRIOS dos leitores