Galeria Marco Zero celebra carreira de Montez Magno em SP
Projeto comemorativo tem curadoria de Germano Dushá
A Galeria Marco Zero, comandada por Eduardo Suassuna e Marcelle Farias, está pronta para mostrar a dimensão de sua energia cultural em São Paulo. De 29 de março a 2 de abril, no Pavilhão da Bienal, a organização do espaço pernambucano irá celebrar os 65 anos de carreira de Montez Magno na SP-Arte 2023. O projeto comemorativo, que é intitulado Complexo Cosmotecnológico, tem assinatura de Germano Dushá.
Para a feira, Dushá escolheu fazer um recorte que transita na conexão entre espiritualidade e das múltiplas maquinações da natureza. "Do cosmo às cidades, do Sol fervente às pequenas esferas metálicas, das formas geométricas bem organizadas à velocidade orgânica das cores", explicou o curador.
Os visitantes terão a oportunidade de conhecer a história de Montez Magno através de obras dos três ciclos de Barracas do Nordeste (1972, 1977-78, 1984-85), das séries Tantra (1963-2006) e Série Negra (1961-2007), sem contar nas peças que marcam o pensamento sobre teorias que expliquem a visão do artista sobre a origem do universo, assim como a série Cidades Imaginárias (1972). A Galeria Marco Zero fica localizada na Av. Domingos Ferreira, nº 3393, Boa Viagem, Zona Sul do Recife.