Galeria Marco Zero celebra a arte de Montez Magno

Exposição homenageia o legado do artista pernambucano com mais de 100 obras

por Paulo Uchôa seg, 24/04/2023 - 17:01
Divulgação Galeria Marco Zero celebra a arte de Montez Magno Divulgação

A partir da próxima quinta-feira (27), às 19h, a Galeria Marco Zero abrirá suas portas para a exposição Canto à Liberdade. Exaltando a arte de Montez Magno, o espaço cultural vai disponibilizar, nos seus dois compartimentos, mais de 100 obras do pernambucano. A mostra que homenageia o legado do artista tem curadoria de Itamar Morgado e Bete Gouveia.

De acordo com Itamar Morgado, a obra de Montez continua singular e obtendo reconhecimento cada vez maior dentro e além das fronteiras geográficas de Pernambuco. Bete Gouveia declarou "que não houve, em momento algum, a pretensão de restringir os sentidos ambíguos do conteúdo da exposição".

"O trabalho é uma projeção que faz alusão ao compromisso de Montez Magno com a sua própria autonomia em relação a qualquer dogma no campo de atuação. Com uma trajetória marcada pela independência e realizando experimentos em diversas linguagens e nos mais variados materiais e suportes, o amplo recorte da exposição revela a imensidão de um inventor de mundos, um dos mais significativos artistas da história da arte brasileira", contou Marcelle Farias, nome à frente da galeria.

Eduardo Suassuna, que também é responsável pelo local, completou: "Pensamos esta exposição para prestar um justo tributo a esse artista plural, inventivo, pioneiro que, ao aproximar-se da casa dos 90 anos, continua sendo, efetivamente, um homem de seu tempo. Por isso, a curadoria de Itamar Morgado e Bete Paes foi uma escolha perfeita para montar este panorama".

Localizada na Avenida Domingos Ferreira, nº 3393, Boa Viagem, Zona Sul do Recife, a Galeria Marco Zero funcionará com a mostra de Montez Magno de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 17h. Gratuita, a exposição fica em cartaz até 22 de junho.

COMENTÁRIOS dos leitores