Sesc promove encontro com autores nacionais no Recife

Projeto reúne a escritora Renata Ventura e o quadrinista Zé Wellington

ter, 23/05/2023 - 19:23
Divulgação Zé Wellington Divulgação

Mais uma ação do Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras desembarca no Recife promovendo o contato com a literatura, num bate-papo com a escritora Renata Ventura (RJ) e o roteirista de quadrinhos Zé Wellington (CE). O encontro acontece nas unidades do Sesc Santa Rita, nesta quarta-feira (24), às 19h, e Santo Amaro na quinta (25) às 16h. A entrada é gratuita.

A carioca Renata Ventura é jornalista de formação e já trabalhou com cinema documentário a fim de refinar suas técnicas de pesquisa para a escrita literária. Ela vem a Pernambuco pela segunda vez, já tendo participado de eventos em escolas e da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.

"Acho muito importante esse contato entre autores e leitores na promoção da leitura. Contatos assim mostram a eles que a literatura é viva, que continua sendo feita e que eles também podem fazer parte disso. Muitos jovens, ao conhecerem autores pessoalmente, começam a se empolgar com a ideia de ler", destaca Ventura.

Zé Wellington vem de Sobral, no interior do Ceará, e traz em sua bagagem um amplo repertório: músico, produtor cultural, professor universitário na área de marketing e inovação, além de finalista do Prêmio Jabuti em 2019 - maior prêmio da literatura no Brasil – com a obra Cangaço Overdrive (2018), uma história em quadrinhos sobre um lendário cangaceiro revivido num Ceará futurista.

Ele destaca que quadrinhos e literatura caminham juntos, mas são diferentes, cada um com suas especificidades. E assim como muitos brasileiros, foi introduzido à leitura por meio dos quadrinhos, e logo se encantou pelos super-heróis na adolescência.

"Eu comecei tentando contar histórias de super-heróis ou coisas parecidas com mangás, até que vi que havia fontes de inspiração mais próximas ao meu redor, como o imaginário do sertão, as histórias urbanas. E hoje acho muito legal estar em Sobral, a 220km de Fortaleza, e usar tudo que está à minha volta, o chão que eu piso, para contar as minhas histórias", pontua o roteirista sobre as potências narrativas da sua região, apesar das dificuldades de estar distante da capital.

O Arte da Palavra  - Rede Sesc de Leituras é um projeto de circulação literária que percorre todas as regiões do país com o objetivo de estimular a formação de leitores e  promover o intercâmbio e a divulgação de novos autores. Oferece ações que valorizam obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção. É composto por três frentes: o Circuito dos Autores, que promove encontros e bate-papos entre escritores de localidades distintas, propiciando uma troca de experiências entre os profissionais e o público; o Circuito de Oralidades, com manifestações literárias que remetem, especialmente, a narração de histórias e veiculação oral de poesia; o Circuito de Criação Literária, uma ação formativa, que por meio de oficinas possibilita a reflexão e criação nas diferentes formas e práticas de escrita.

Sua itinerância conta com a participação de 51 escritores, que estarão junto ao público em bate-papos, oficinas, narração de histórias e performances poéticas, entre outras atrações de sua programação circulando por todo o Brasil. O itinerário pernambucano do Arte da Palavra estará presente em 15 unidades do Sesc em Pernambuco, divididas entre os circuitos de Criação, de Oralidades e de Autores.

Serviço

Arte da Arte da Palavra | Renata Ventura (RJ) e Zé Wellington (CE)

24 de maio | 19h

Sesc Santa Rita - Rua Cais de Santa Rita, nº 156, São José, Recife

Entrada gratuita

25 de maio | 16h

Sesc Santo Amaro - Praça do Campo Santo, s/n, Santo Amaro, Recife

Entrada gratuita

*Da assessoria

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores