SP: Studio Drift realiza mostra de arte no CCBB

Construção das obras necessitou de uma equipe de 64 pessoas, em dois estúdios - em Amsterdã e Nova York

por Maria Eduarda Veloso qua, 21/06/2023 - 20:29
Dikvulgação/CCBB-SP Dikvulgação/CCBB-SP

Até o dia 7 de agosto, o Centro do Banco do Brasil, em São Paulo, recebe a exposição “Vida em Coisas”, da dupla holandesa Studio Drift, formada por Lonneke Gordijn e Ralph Nauta. A mostra traz esculturas e instalações, que retratam a relação entre humanos, natureza e tecnologia.

Um dos destaques é a obra Shylight (em português, luz tímida). É uma escultura hipnótica, que abre e fecha, numa coreografia semelhante ao comportamento das flores. Já Fragile Future, apresenta três circuitos elétricos de bronze conectados a dentes-de-leão. Também há "Franchise Freedom" - uma instalação de drones que imitam o voo dos pássaros estorninhos. 

Ainda tem a exibição inédita de “Cadeira Banquete”, com o objeto desconstruído em forma de blocos. Ela foi criada em parceria com o Estúdio Campana, dos irmãos e designers Humberto e Fernando Piva Campana. Além disso, fazem parte da exposição as peças Amplitude, Franchise Freedom, Coded Nature, Drifters, Dandelight e Making of DRIFT - esta última mostra os bastidores do trabalho da dupla.

O conceito

Grande parte dos itens humanos tende a ter uma forma fixa. O objetivo do projeto é recuperar a ideia de que tudo está em constante metamorfose e adaptação na natureza. Assim, os objetos animados ganham a força de expressar, caráter e emoção. 

A curadoria é de Marcello Dantas e Alfons Hug. Dantas explica que há uma racionalidade por trás das obras do DRIFT: "Seja pelo mundo biônico, seja pelo conceito de animismo, em que todas as coisas – animais, fenômenos naturais e objetos inanimados – possuem um espírito que os conecta uns aos outros”, conta.

Animismo significa, por exemplo, transformar um robô numa flor, revelando o encontro entre “A projeção que fazemos das coisas e aquilo que elas potencialmente podem ser. Ao estudar os seres vivos e tentar emular artificialmente seu comportamento, passamos a criar uma escuta e uma linguagem que, em alguma dimensão simbólica, pode ser sincronizada", completa Dantas.

Serviço - “Studio Drift - Vida em Coisas” – CCBB SP

Data: Até de 7 de agosto de 2023

Horário: Todos os dias, das 9h às 20h. Exceto às terças-feiras

Local: Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo

Endereço: Rua Álvares Penteado, número 112 - Centro Histórico de São Paulo/SP

 

COMENTÁRIOS dos leitores