Confira cinco docs brasileiros sobre contraste cultural
No Dia do Documentário Brasileiro, o LeiaJá separou algumas produções
Hoje (7) é comemorado o Dia Nacional do Documentário Brasileiro. Em homenagem a data, o LeiaJá separou, além deste, outros cinco documentários para assistir. Algumas das produções estão na lista dos melhores longas da ABRACCINE e disponíveis nos streamings. Confira a seguir:
ABC da Greve: Disponível no Amazon Prime, a produção de 1990 retrata a primeira greve brasileira fora das fábricas do Brasil, cobrindo os acontecimentos na região do ABC paulista, em 1979. À frente das manifestações, estava o então jovem Luiz Inácio Lula da Silva.
Aruanda: Lançado em 1959 e disponível no YouTube, o curta-metragem conta sobre um dos quilombos que marcaram a história econômica do Nordeste, mostrando como a luta entre escravos e colonizadores terminou. A obra se passa na Paraíba e mostra diversas famílias em situações e condições primitivas.
Ilha das Flores: O curta-metragem de 1989 acompanha a trajetória de um tomate que é plantado, colhido, transportado e vendido num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. O filme segue-o até seu verdadeiro final, tudo para deixar clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos. Disponível no Amazon Prime e Globoplay.
Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez: Disponível na HBO Max, o documentário de 2022 mostra detalhes do assassinato da atriz e bailarina carioca Daniella Perez (1970-1992), que tinha apenas 22 anos na época e era filha da autora de novelas Gloria Perez. Além disso, as particularidades do julgamento de seus assassinos são reveladas.
Ônibus 174: O documentário de 2002 mostra em detalhes o sequestro que parou o Brasil. A produção é baseada em imagens de arquivo, entrevistas e documentos oficiais sobre o sequestro de um ônibus, que ocorreu em plena zona sul do Rio de Janeiro nos anos 2000. O crime foi filmado e transmitido ao vivo por quatro horas para todo o país. O filme mostra a história do sequestro contada paralelamente a história de vida do sequestrador. Disponível no Globoplay.
Bônus: Garrincha, Alegria do Povo: Lançado em 1962, o filme aborda o apogeu de Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha (1933-1983), com o bicampeonato mundial pela seleção brasileira nas Copas de 1958 e 1962, e a consagração do craque no Botafogo, onde eternizou a camisa 7. A produção traz imagens do jogador na Seleção Brasileira, com algumas cenas do cotidiano, como a rotina de treinos no clube carioca e a preparação para entrar em campo, enquanto sua história é contada pelo narrador Heron Rodrigues (1924-1974). Disponível no Globoplay.