CCBB recebe exposição de Sérvulo Esmeraldo
Mostra possui 110 obras do artista cearense
Até o dia 20 de novembro, ficará em cartaz a exibição gratuita “Linha e Luz”, do artista cearense Sérvulo Esmeraldo (1929-2017), no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo (SP). A mostra possui 110 obras e ficará em cartaz todos dias, das 9h às 20h; exceto terça-feiras.
No dia 2 de setembro, haverá um encontro com a curadoria da exposição, que é realizada pela viúva do escultor, Dodora Guimarães Esmeraldo, junto a Marcus de Lontra Costa. O evento acontecerá às 17h, no cinema do CCBB.
Os visitantes poderão conferir esculturas e desenhos com potência gráfica, cromatismo intenso, objetos em movimento real ou virtual e um diálogo de formas. Linha e Luz traz desde história inicial de Esmeraldo, inicial, como gravador; pesquisador de linhas e texturas, plano e da bidimensionalidade - até a sua transposição para o espaço tridimensional.
“A alegria é também um dos elementos constituintes do acervo reunido nesta exposição. Exatamente por ser uma das marcas do Sérvulo Esmeraldo, que colocava o humor sempre à frente de tudo. Um mestre, inclusive, na arte de saber viver”, diz Dodora Guimarães.
O CCBB conta com o apoio do Instituto Sérvulo Esmeraldo, sediado em Fortaleza. Com a parceria foi possível trazer ao público obras que integram um patrimônio artístico de valor extraordinário.
Quem é Sérvulo Esmeraldo?
Nascido em Crato (Ceará), em 1929. O escultor, gravador e desenhista, Sérvulo Esmeraldo (1929-2017) iniciou sua carreira profissional em Fortaleza, no final da década de 1940, nos ateliês livres da SCAP- Sociedade Cearense de Artes Plásticas. Em 1951, vai para São Paulo estudar Arquitetura. Seu trabalho temporário na Empresa Brasileira de Engenharia (EBE) aumentou o interesse pelas ciências exatas.
Também foi ilustrador no Correio Paulistano, entre 1953 e 1957. Além disso, ganhou uma bolsa de estudos do governo francês, para aprimorar sua obra em Paris. Em 1977, Esmeraldo retornou ao Brasil, com projetos de arte pública que incluíam esculturas monumentais na paisagem urbana de Fortaleza, onde ele fixou o próprio atêlie, em 1979.
Serviço - Exposição “Linha e Luz”
Data: Até 20 de novembro de 2023
Horário: Todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Local: Centro Cultural Banco do Brasil SP
Endereço: Rua Álvares Penteado, número 112 – Centro Histórico de São Paulo/SP - Próximo ao metrô São Bento.
Classificação Etária: Livre
Entrada gratuita