Portuguesa dispara na ponta da Série B

Jogando em casa, a Lusa bateu o Criciúma e chegou aos 33 pontos, sete à frente do vice

Agência Estadopor Agência Estado ter, 02/08/2011 - 23:15
Fernanda SO/Divulgação Há seis jogos seguidos, o time do Canindé não conhece uma derrota na Série B Fernanda SO/Divulgação

A Portuguesa deu mais um importante passo rumo ao acesso para a elite do Campeonato Brasileiro na terça-feira. Atuando diante de seus torcedores e em uma partida bastante truncada, a Lusa venceu o Criciúma por 2 a 0, no estádio do Canindé, na abertura da 15.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Os gols foram marcados no segundo tempo por Ananias e Boquita, que fez sua estreia com a camisa rubroverde.

Sem saber o que é perder há seis partidas, sendo cinco vitórias e um empate, a Portuguesa se isolou na liderança, chegando aos 33 pontos e abrindo sete da vice-líder Ponte Preta, que entra em campo no sábado diante do Americana. Já o time catarinense perdeu a oportunidade de figurar no G-4, o grupo de acesso, pelo menos de forma provisória, estacionando nos 23 pontos, em quinto lugar.

Sem saber o que é perder há cinco partidas e defendendo a liderança isolada, a Portuguesa partiu para cima do Criciúma, criando pelo menos três boas oportunidades. Luís Ricardo e Marco Antônio arriscaram em chutes fortes, mas pararam em boas defesas do goleiro Andrey. Enquanto isso, Ivo recebeu passe de Luís Ricardo e na marca do pênalti chutou por cima. Preocupado com a marcação, o time catarinense tentava surpreender no contra-ataque. Na melhor chance, Pirão rolou para o experiente Schwenck, que dominou e bateu colocado. A bola passou raspando a trave de Weverton. Só um susto.

Assim como no primeiro tempo, a Portuguesa voltou com mais posse de bola para a segunda etapa, mas acabou balançando as redes logo aos seis minutos. Luís Ricardo desceu pela direita e cruzou na cabeça de Ananias, que apenas tirou do goleiro adversário. O Criciúma pressionou em busca do empate, mas viu sua situação ficar mais complicada com a expulsão do lateral-esquerdo Pirão, que recebeu o segundo cartão amarelo.

Com mais espaço para trabalhar a bola, o time da casa fechou o placar aos 35 minutos. Edno foi lançado pelo lado esquerdo da área, dominou e cruzou para trás. Boquita, que havia acabado de entrar, cabeceou com categoria, sem chances para Andrey. No final, a Lusa tocava a bola sob gritos de olé dos torcedores, que faziam a festa nas arquibancadas.

Os dois times voltam a campo somente no próximo dia 13, um sábado, às 16h20, pela 16.ª rodada. A Portuguesa enfrenta o Sport, na Ilha do Retiro, no Recife, enquanto que o Criciúma joga novamente fora de casa, desta vez contra a Ponte Preta, na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara. O time campineiro foi punido pelo STJD com a perda de dez mandos de campo devido a incidentes no dérbi contra o Guarani.

 

Ficha técnica

Portuguesa 2 x 0 Criciúma

Portuguesa - Weverton; Luís Ricardo, Rogério, Matheus (Renato) e Raí; Ferdinando, Guilherme, Marco Antônio e Henrique (Boquita); Ivo (Ananias) e Edno. Técnico: Jorginho.

Criciúma - Andrey; Fabinho Capixaba, Anderson Conceição, Toninho e Pirão; Baraka, Henik (Aloísio), Doriva e Pedro Carmona (Jackson Souza); Schwenck (Éder) e Adeílson. Técnico: Guto Ferreira.

Gols - Ananias, aos 6, e Boquita, aos 35 minutos do segundo tempo.

Árbitro - Márcio Chagas da Silva (RS).

Cartões amarelos - Matheus (Portuguesa); Fabinho Capixaba (Criciúma).

Cartão vermelho - Pirão (Criciúma).

Renda - R$ 52.945,00.

Público - 3.421 pagantes.

Local - Estádio do Canindé, em São Paulo (SP).

COMENTÁRIOS dos leitores