Sob pressão, Santos e Corinthians se enfrentam na Vila
Há três meses, valia a taça do Paulistão. Nesta quarta-feira (10), quando a bola começar a rolar, a partir das 21h50, os objetivos serão distintos para Santos e Corinthians na Vila Belmiro. Os donos da casa tentarão se afastar de vez das últimas colocações e mostrar que ainda têm condições de brigar pelo título. Aos visitantes está em jogo a liderança do Campeonato Brasileiro - somar pontos se faz necessário para recuperar posição perdida para o Flamengo e para conseguir a manutenção da paz.
Confirmar a boa largada e evitar contestações após alguns deslizes virou questão de honra aos corintianos e ao técnico Tite. Mostrar que pode ser competitivo sem as estrelas Neymar e Paulo Henrique Ganso, que estão com a seleção brasileira que faz amistoso na Alemanha, é desafio a mais para Muricy Ramalho. Ambos, portanto, entram em campo pressionados neste jogo que foi adiado da quinta rodada do Brasileirão.
Desde a histórica derrota de virada para o Flamengo, por 5 a 4, após chegar a fazer 3 a 0 na Vila Belmiro, o Santos bate cabeça para se reerguer. Aquele amargo resultado deixou marcas e, desde então, foram outras duas derrotas e uma vitória apertada sobre o Ceará na última rodada. O clássico não poderia, portanto, vir em melhor hora. Uma vitória diante de um arquirrival seria a chance de reanimar o grupo. Mesmo porque, a equipe ocupa a 16ª posição, com 14 pontos - tem três jogos a menos que os demais.
HORA DA VERDADE - Tite sabe que o momento na tabela não é favorável para o Corinthians. Depois de ter sete pontos a mais que o segundo colocado, agora está um atrás do Flamengo. Ciente de que a paciência da torcida corintiana está se esgotando, ele cobrou mais ousadia ao time no clássico desta quarta-feira na Vila Belmiro. Mas também conta com desfalques importantes: o goleiro Júlio César e o atacante Liedson estão machucados, Ralf foi para a seleção brasileira e Jorge Henrique cumpre suspensão.
Diante disso, Tite aposta nesta quarta-feira num quarteto ofensivo que não estava na final do Paulistão, vencida pelo Santos em maio, para obter um belo resultado agora no Brasileirão: a dupla de armação terá Danilo e Alex, enquanto Willian e Emerson formam o ataque. A possibilidade de ter a formação defensiva ideal, com a volta do lateral Alessandro, para compor com Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos, também aumenta a confiança corintiana para o clássico na Vila Belmiro.